A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira vai ser eletrificado a partir desta segunda-feira (13 de maio). Os trabalhos arrancam quando falta mais de um mês para o fim previsto das obras no corredor ferroviário que atravessa o distrito de Viseu.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, que gere a rede ferroviária, os trabalhos abrangem a colocação de uma tensão elétrica de 25 mil volts na catenária do troço.
A empresa alerta para os “perigos decorrentes dos fenómenos elétricos associados” e que resultam não só da tensão elétrica utilizada, mas também da existência da corrente elétrica nos carris e da indução eletromagnética e influência elétrica.
“Qualquer contacto acidental, ou aproximação do equipamento aéreo, mesmo por intermédio de jato de água, apresenta riscos de eletrocussão. Qualquer cabo caído no solo deve ser sempre considerado em tensão”, acrescenta a informação divulgada recentemente pela empresa gestora da rede ferroviária.
Em caso de acidente ou necessidade de dar informações, deve-se contactar o Centro de Comando Operacional de Lisboa através do número de telefone 800 122 220.
As obras de modernização da Linha da Beira Alta deverão ficar concluídas no final do primeiro semestre de 2024, com alguns atrasos no calendário. O investimento já ultrapassa os 600 milhões de euros. Também o troço entre Santa Comba Dão e Mangualde Linha da Beira Alta vai ser eletrificada a partir de segunda-feira.