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Foi reaberto esta segunda-feira (25 de novembro) o troço Celorico da Beira-Vilar Formoso da Linha da Beira Alta. O corredor ferroviário tem estado em obras nos últimos dois anos e meio, com vários atrasos na empreitada de modernização da linha que atravessa o distrito de Viseu.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a CP justificaram a reabertura da ligação com a “fase mais avançada de execução das empreitadas de modernização da Linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Guarda, que permite assegurar a reposição da circulação de comboios com maiores níveis de qualidade, conforto e segurança ao serviço dos utilizadores do transporte ferroviário de passageiros”.
A IP e a CP adiantaram também que as intervenções entre a Pampilhosa e Celorico da Beira estão numa fase adiantada de desenvolvimento. No entanto, “em virtude da extensão, características específicas e complexidade técnica dos trabalhos em curso, existe a necessidade de ainda manter interdita a circulação ferroviária neste troço nos próximos meses”.
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, assegurou em setembro que a linha irá ser reaberta até março de 2025.
A renovação integral da Linha da Beira Alta é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e tem como objetivo permitir uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre as regiões Norte e Centro do país e a fronteira com Espanha.
Em abril de 2022, quando a Linha da Beira Alta foi cortada, a Infraestruturas de Portugal estimou que assim se mantivesse por um período de nove meses e garantiu que, no início de 2023, os seus utilizadores já teriam “um serviço de transporte ferroviário de maior qualidade, conforto, segurança e ambientalmente sustentável”.
Em maio de 2023, no final de uma visita a um troço da obra entre Mangualde e Celorico da Beira, a IP anunciou nova data para a reabertura – 12 de novembro desse ano – que também não se concretizou. A empresa pública prolongou depois a reabertura até ao final do primeiro semestre deste ano, prazo esse que também não foi cumprido.
O investimento previsto para a modernização desta ligação ferroviária é de 600 milhões de euros.
“Os investimentos em curso na Linha da Beira Alta visam promover a utilização do transporte ferroviário, garantindo a todos os utilizadores uma infraestrutura ferroviária mais moderna, fiável, segura e ambientalmente sustentável”, explicaram a IP e a CP.
Até à reabertura integral desta ligação ferroviária mantém-se o transporte rodoviário alternativo dos clientes da CP entre a Guarda e Coimbra, e vice-versa, com paragens em todas estações da Beira Alta “por forma a minimizar os impactos negativos decorrentes deste constrangimento”.