A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
O Parque Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva, vai ser decorado com luzes de Natal. Pela primeira vez, o espaço vai ser uma das atrações na época natalícia no concelho e que, segundo a autarquia, vai surpreender os visitantes.
Mais de uma dezena de figuras e apontamentos de luz estará espalhada pelo parque composto por vários hectares e onde é possível observar centenas de espécies botânicas. As luzes serão ligadas a 1 de dezembro, pelas 17h00.
“Temos várias figuras espalhadas ao longo do percurso de um quilómetro. A visita pode ser feita numa hora, como em quatro ou cinco. Aliás, até achamos que vai ser feita lentamente porque há muito para visitar”, começou por explicar ao Jornal do Centro o presidente da autarquia Paulo Marques.
O parque será decorado com “vários apontamentos, entre 10 a 15, que serão especiais”. “Destaco sempre a topiária, porque é um local que estou habituado a visitar e é muito bonito ou os azevinhos na zona onde estão os medronheiros, que dão nome ao nosso parque e que tem um aspeto teatral grande, além das fontes”, acrescentou.
Com esta novidade, o autarca espera que o parque seja visitado “por muitas pessoas, sejam da região ou de outros pontos do país”. “Para quem já conhece o parque, vai poder revisitá-lo de uma maneira diferente, para quem não o conhece é uma forma de o visitarem com uma nova visibilidade e roupagem durante a noite”.
Além da iluminação, os visitantes vão poder usufruir de “música ambiente e um local onde poderão reconfortar-se com algumas bebidas e comidas quentes”.
A ideia de iluminar o parque, contou Paulo Marques, surgiu pela vontade que as pessoas demonstram em conhecer locais com iluminações de Natal.
“Tivemos ideia de pegar no nosso parque Botânico que é um parque lindíssimo e merece ser visitado todos os dias do ano, de dia e de noite. Quem lá for não vai ficar desapontado e vai ficar curioso para o visitar de dia”, esclareceu.
As luzes de Natal, além do Parque Botânico, vão decorar as ruas da vila. Na programação natalícia, a autarquia destaca ainda várias iniciativas culturais no âmbito das Terras Mágicas.