Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O distrito de Viseu contabilizou mais 45 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas.
Só a capital da região registou mais 35 infetados. O balanço foi atualizado no ponto de situação que as autoridades de Viseu organizaram esta quinta-feira (1 de julho).
Só no concelho, há 500 alunos e professores das escolas em isolamento, com 25 turmas em casa. A taxa de incidência já disparou para os 165 casos por 100 mil habitantes. Já o Hospital tem registo de cinco internados com o novo coronavírus.
Todos estes dados no dia em que o Governo colocou Viseu na lista dos concelhos sob alerta por registar pela primeira vez uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil pessoas.
No distrito, Mangualde registou mais cinco casos. A Câmara já anunciou o cancelamento e adiamento de alguns eventos programados no concelho, incluindo a Feira dos Santos. Tondela teve mais dois casos.
Nelas, Carregal do Sal e Sernancelhe tiveram um novo infetado. Sernancelhe contabilizou hoje o primeiro caso após um longo período sem novas infeções.
Entretanto, em Mortágua, metade da população do concelho já tem a vacinação completa. Segundo a Câmara, a campanha de vacinação anti-Covid está a decorrer em “bom ritmo”, tendo já sido vacinadas mais de quatro mil pessoas com as duas doses. Com a primeira dose já foram vacinadas cerca de 5.800 pessoas. No total foram administradas perto de 10 mil vacinas.
Já a vacinação para as pessoas entre os 18 e os 29 anos vai arrancar na próxima semana. As autoridades estão a ser analisadas estratégias para convencer os mais jovens a vacinarem-se.
Por sua vez, as pessoas com mais de 30 anos já podem fazer o autoagendamento da vacina na plataforma da Direção-Geral da Saúde. Também esta quinta-feira, entrou em vigor o certificado digital de vacinação e a comparticipação a 100 por cento dos testes rápidos de antigénio.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu já registou 29.512 infetados, 662 mortos e 26.804 recuperados.
A nível nacional, Portugal teve 2.449 novos casos de infeção por Covid-19, um novo máximo desde meados de fevereiro, e cinco mortos.
Para mais informações, pode consultar o site covid.jcentro.pt.