A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Quarenta e quatro vinhos da região do Dão foram distinguidos na gala do concurso “Os Melhores Vinhos do Dão”, que decorreu na passada sexta-feira (7 de julho) em Tondela e na mesma altura que o evento Tondela Brancos Dão, que se realizou no fim de semana.
O evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão elegeu como melhor vinho o Vinha dos Amores Encruzado 2019 da Casa de Santar, que também conquistou a Medalha de Platina. A gala ocorreu no Parque Urbano de Tondela, onde foram atribuídas um total de seis medalhas de platina e 38 de ouro numa prova com 170 amostras de 37 produtores.
“Esta prova contou com vinhos de grande qualidade e elegância, que representam de forma exímia o terroir da região”, disse o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, acrescentando ainda que “a dedicação e paixão dos produtores tem sido um grande orgulho para o Dão, que tem conquistado um posicionamento cada vez maior no mercado nacional e externo”.
O responsável disse também que a CVR Dão tinha “muita honra este ano” em levar o concurso de vinhos a Tondela, “um concelho histórico na produção de vinhos no Dão”.
“É um concelho histórico, foi líder na produção do Dão, tem vinhos de excelência, a começar pelos brancos, que em boa hora a Câmara Municipal começou a reviver com estes eventos”, afirmou Arlindo Cunha, recordando que Tondela é também o berço “da casta rainha do Dão, a touriga nacional”.
Já a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, destacou o facto de a gala ter saído “fora de portas” pela primeira vez. “Vir para Tondela e estar neste evento de promoção dos brancos é, efetivamente, um carimbo de qualidade que não queremos perder. É o reconhecimento deste evento por parte de uma importante instituição da região”, declarou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges.
Também presente na entrega dos prémios esteve a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que falou de “uma noite especial” de celebração “dos vinhos do Dão e dos vinhos brancos de Tondela, felizmente com uma projeção cada vez maior nos mercados”.
“O vinho é um grande embaixador do nosso país. Os números estão aí e são o reconhecimento do vosso trabalho de qualidade. E o Dão foi em 2022 a Região do Dão com maior aumento nas exportações de vinhos em 2022”, vincou a governante.
O concurso “Os Melhores Vinhos do Dão” realiza-se há 14 anos consecutivos e tem como objetivo distinguir a excelência produzida na região. A edição de 2023 contou com o apoio da Câmara de Tondela, no âmbito da oitava edição de Tondela Brancos Dão, que juntou um número recorde de participantes com mais de duas dezenas de produtores, metade dos quais da região demarcada do Dão. Só de Tondela foram sete os vitivinicultores presentes.
“Estamos a dar um salto qualitativo não só na marca vinhos brancos, mas também naquilo que é um produto turístico que vai ser uma marca de atração do nosso território”, defendeu Carla Borges, sublinhando que os vinhos brancos do Dão e, em particular, de Tondela têm “características específicas”.