Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Mais de 7.800 alunos participaram no Laboratório Móvel das Ciências Viseu Dão Lafões, que terminou a itinerância pelas escolas da região na sua segunda edição.
Segundo a Comunidade Intermunicipal, que organiza a iniciativa, durante os dois últimos anos letivos (2020/2021 e 2021/2022), o laboratório recebeu também cerca de 500 professores.
A proposta, que aborda a tecnologia, programação, robótica e ciências experimentais, acolheu “praticamente a totalidade dos alunos de todas as turmas dos 3.º, 4.º e 6.º anos do ensino básico”, acrescenta a CIM em jeito de balanço.
“Desde o arranque desta iniciativa, já foram dinamizadas um total de 443 ações, sendo que o módulo temático central “Fábrica de Robots” foi o tema escolhido pelos professores em 396 ações”, revela a entidade.
Nos temas opcionais, o módulo “Corpo Humano” foi a escolha dos docentes por 209 vezes, seguido de “Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas”, que foi escolhido em 170 ocasiões. Já “A Nossa Escola no Cosmos” foi opção por 65 vezes, enquanto “Engenhos e Engenhocas” foi dinamizado em 44 ações.
A iniciativa vai voltar a percorrer os concelhos de Viseu Dão Lafões nas férias escolares, “permitindo que as crianças, também, possam usufruir desta experiência” fora do contexto letivo.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, diz que o Laboratório Móvel foi acolhido “com tanto entusiasmo pela comunidade escolar”.