Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O concelho de Mangualde tem um novo balcão de atendimento para imigrantes que queiram regularizar a permanência em Portugal. O serviço da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que substituiu o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, funciona no Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, situado no centro da cidade.
A valência foi aberta após a Câmara de Mangualde e a AIMA terem assinado um protocolo para “dar resposta às necessidades de imigrantes, no que diz respeito à legalização”, explica a autarquia em comunicado.
“Este balcão permite responder com maior proximidade, mais humanismo e de forma mais célere a pessoas imigrantes, que se encontram a aguardar regularização no país. Por outro lado, este mecanismo também permite saber quem são estes imigrantes, onde se encontram e o que fazem”, diz o presidente da Câmara, Marco Almeida.
A AIMA passa a ter dois balcões de atendimento no distrito de Viseu. Segundo a Câmara de Mangualde, o objetivo do balcão é contribuir para a resolução dos 400 mil casos de imigrantes com processos de regularização pendentes em Portugal.
“Por sermos um concelho com um forte tecido empresarial, temos sido muito procurados por imigrantes. Prova disso mesmo é que desde junho de 2022, altura em que foi aberto o CLAIM – Centro Local de Atendimento a Imigrantes, já foram atendidos neste serviço cerca de 1.200 imigrantes”, realça Marco Almeida para justificar a abertura do balcão da AIMA.
“Só este ano letivo temos cerca de 400 alunos de 22 nacionalidades, o que reflete bem a realidade do nosso concelho”, acrescenta o autarca de Mangualde.