A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
O quadro de profissionais do Centro de Saúde de Carregal do Sal foi reforçado com mais dois médicos que entraram em funções na segunda-feira (12 de junho).
O reforço visa fazer face às necessidades do concelho e, “de forma particular e substantiva”, dos utentes das freguesias de Cabanas de Viriato e de Beijós. A extensão de saúde de Cabanas de Viriato Uma centena de populares manifestou-se contra a falta de médicos devido à falta de médicos, uma situação que foi agora colmatada já que a unidade passa a poder contar com dois clínicos em permanência.
Segundo a Câmara de Carregal do Sal, a colocação dos novos médicos “completa o quadro médico dos serviços que passa, agora, a consagrar sete médicos na sua totalidade”.
Ana Araújo, coordenadora do Centro de Saúde, afirmou que “esta integração vem acrescentar mais respostas às necessidades da população, sobretudo àquela que é abrangida pela Extensão de Cabanas de Viriato que passará a estar aberta entre as 08h30 e as 17h00”.
O presidente da Câmara, Paulo Catalino, aproveitou a ocasião para anunciar a intenção da autarquia de realizar obras de reabilitação no Centro de Saúde. Um projeto que “acontecerá no próximo ano” e que visa a “melhoria das condições físicas” do espaço.
“Os serviços de saúde precisam de melhorar no concelho, sendo que para o alcance de tal propósito um passo importante era conseguir reforço de profissionais e criar mais motivação no trabalho”, acrescentou.
O autarca sublinhou ainda a importância do reforço dos recursos humanos para os serviços de saúde e lembrou o reforço dos assistentes operacionais, que passaram de três para seis funcionários. A admissão dos novos médicos “resultou a partir de uma determinação vincada do Executivo Municipal que culminou numa promessa cumprida, reafirmando que se pode fazer jus ao princípio de palavra dada, palavra honrada”, disse Paulo Catalino.
A Câmara de Carregal do Sal assumiu as competências na área da saúde, tornando-se num dos poucos municípios do país a aceitar a descentralização de competências da tutela.