Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A zona das Montanhas Mágicas tem agora uma “Grande Rota” para os adeptos das caminhadas e do BTT. O circuito com 280 quilómetros percorre os sete concelhos do território, entre os quais São Pedro do Sul, Castro Daire e Cinfães, no distrito de Viseu.
O coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), João Carlos Pinho, revela que o novo projeto turístico terá duas componentes: “uma de cycling (ciclável) e outra de walking (pedestre)”.
“O cycling tem um total de 280 quilómetros, perfazendo um percurso circular que pode ser feito de uma vez só ou em oito etapas diferentes. A componente pedestre tem 275 quilómetros e um conjunto de 14 etapas que abrangem Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra”, explica.
A ADRIMAG acredita que este novo projeto vai ajudar a captar mais turistas para a região. “Foi esse o nosso objetivo quando elaborámos a candidatura e fizemos esta rota em parceria com os sete municípios. Queríamos criar um novo produto turístico e atrair pessoas a este território, sobretudo o público-alvo de pessoas mais ligadas ao BTT e à bicicleta de montanha”, afirma João Carlos Pinho.
Além da rota em si, o projeto também envolve outras iniciativas. Ao todo, segundo o coordenador, o investimento total é de 400 mil euros, “com o apoio do Turismo de Portugal e dos municípios da ADRIMAG, que são parceiros neste processo, além das Federações Portuguesas de Ciclismo e de Caravanismo e Montanhismo”.