Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Mortágua está a investir mais de 62 mil euros na requalificação da ribeira junto à Capela da Nossa Senhora do Carmo, na Marmeleira. O objetivo é criar uma zona de lazer e um espelho de água para potenciar “um maior e melhor usufruto desta zona ribeirinha”, explica a autarquia.
A obra envolve ações de limpeza das margens, desassoreamento do leito, estabilização das margens com muros de suporte de pedra e reabilitação do açude.
Segundo a Câmara de Mortágua, a empreitada complementa as requalificações do percurso pedestre entre o Parque da Nossa Senhora da Ribeira e da área envolvente às ruínas da Capela da Nossa Senhora do Carmo, realizadas pela junta de freguesia local.
Além disso, também está prevista a estabilização e conservação das ruínas da Capela. Uma equipa da Universidade de Coimbra está a fazer um estudo e vai elaborar uma proposta de intervenção no local.
A Câmara de Mortágua realça que o investimento na requalificação da zona ribeirinha da Marmeleira resulta das “políticas de subsidiariedade e cooperação entre o município e as juntas de freguesia” e integra a estratégia municipal de valorização ambiental sustentável, “promovendo uma maior relação de proximidade e usufruto dos espaços aquáticos por parte da população, mais qualidade de vida, e criando também mais condições de atratividade turística”.
Entre os projetos que a autarquia tem em mãos está a construção do futuro Parque de Água de Mortágua na zona do Valongo/Breda, que já tem concluído o estudo prévio.