Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A época de 2021/2022 não vai ser esquecida pelos adeptos do Mortágua FC tão cedo. O clube do sul do distrito levantou as taças em jogo e mais do que isso acumulou números que deixarão marca no clube e no futebol distrital. A equipa treinada por Rui Gomes fez este ano 31 jogos, entre campeonato e taça, e sofreu apenas duas derrotas: ambas na fase de campeão da Divisão de Honra. Na chamada “fase regular”, só vitórias. 14 jogos, 14 triunfos, 35 golos marcados, seis sofridos. Na fase de campeão, já com os melhores clubes das zonas norte, centro e sul do distrito, conquistou nove vitórias, três empates e duas derrotas em 14 jogos. Na fase derradeira, marcou 30 golos e sofreu 10. Quanto à Taça, jogada num formato diferente do que costuma habitualmente acontecer, o Mortágua venceu os três jogos que fez sem sofrer qualquer golo e marcando 10.
“[Conquistar a Taça Sócios Mérito foi] ouro sobre amarelo e azul. Foi o culminar de uma época extraordinária da nossa parte que me parece que não deixa dúvidas a ninguém. Fomos claramente a melhor equipa sénior em Viseu. Provámos no campeonato, voltamos a fazer o mesmo na Taça. Provámos a nossa capacidade e a justiça da nossa vitória nas duas competições”, referiu Rui Gomes.
Em declarações ao Jornal do Centro, o treinador do Mortágua voltou a recordar que a época começou com “interrogações”. “Diziam que não conheciam os jogadores, que a equipa era muito jovem, que não ia ter arcaboiço suficiente. [Diziam] que a primeira parte [da época] era muito fácil, que depois ia apanhar os tubarões e ia ceder. Mas os jogadores provaram exatamente tudo ao contrário. Foram extremamente qualificados, muito competentes com muito trabalho da parte deles. Provaram semana após semana, jogo após jogo que foram quase sempre os melhores”, vincou Rui Gomes. O líder do balneário do clube campeão distrital reforçou também que “a idade não certifica a qualidade” e que isso ficou provado na época do Mortágua.