A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Câmara de Mortágua está a investir mais de meio milhão de euros em obras de pavimentação em várias freguesias do concelho. As intervenções envolvem dezenas de arruamentos e intencionam criar “mais e melhores condições a nível de segurança, comodidade de circulação, e a qualidade de vida das populações”, explica a autarquia.
Uma dessas empreitadas já começou e abrange intervenções em arruamentos na União de Freguesias de Mortágua, Vale de Remígio, Cortegaça e Almaça e num arruamento na povoação de Sula (freguesia de Trezói). O investimento é de 251 mil euros.
Também está a decorrer a empreitada de requalificação de arruamentos na localidade de Felgueira. A obra, que envolve trabalhos de execução da rede de drenagem das águas pluviais e de pavimentação de dois arruamentos, representa um investimento de 132 mil euros.
A Câmara também adjudicou mais duas intervenções nas freguesias de Espinho e do Sobral, com um custo de cerca de 125 mil euros. No total, estas obras representam um investimento global acima dos 500 mil euros.
Entretanto, foi entregue ao empreiteiro a requalificação do parque de estacionamento do cemitério de Mortágua, com um investimento de 155 mil euros e um prazo de execução de 120 dias.
Concluída obra em sistema de águas residuais
Entretanto, foi recentemente concluída a remodelação do sistema de tratamento de águas residuais da localidade de Cortegaça, num investimento de cerca de 90 mil euros.
A obra incluiu a construção de uma estação elevatória que vai encaminhar os efluentes para a estação de tratamento de Mortágua. A Câmara espera que a EDP faça a ligação da estação elevatória à rede elétrica para que o novo equipamento entre em funcionamento.
Ainda na área do saneamento básico, foi lançado um concurso público para a construção da ETAR de Pomares, com um preço base de 356 mil euros mais IVA. O futuro equipamento irá tratar os efluentes das povoações de Pomares, Vale da Vide e Barracão.