Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Com a chegada do outono, é altura de saborear os ingredientes da…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A mostra de dança New Age, New Time (NANT) começa esta quarta-feira no Teatro Viriato, com a inauguração da exposição “Desenhar no Escuro” e a apresentação do espetáculo de dança “Uma partícula mais pequena do que um grão de pó”.
Esta 12ª edição conta com a estreia nacional do espetáculo “Hurlula”, de Flora Détraz, um concerto coreografado que estreou na Bienal de Dança de Lyon e que contou com a coprodução do Teatro Viriato. Aquando da Teatro Viriato: Mostra de dança com estreia nacional do espetáculo ”Hurlula”, Henrique Amoedo, diretor artístico do Teatro Viriato, explicou que “Hurlula” é “ao mesmo tempo íntimo e visceral, mas também excessivamente expressivo, é o corpo a extravasar, a sua força de explosão transgride as normas da sociedade e quebra o silêncio”.
O espetáculo que é apresentado esta quarta-feira, “Uma partícula mais pequena do que um grão de pó”, é destinado aos mais novos, algo que, segundo Henrique Amoedo, foge àquilo que é comum no universo da dança portuguesa. “Queremos que os mais novos também sejam ousados, que tenham diferentes experiências e que assumam os riscos da experimentação e, principalmente, que a arte seja um dos veículos para no futuro serem cidadãos mais participantes e interventivos”, defendeu.
A exposição “Desenhar no Escuro” está presente no foyer do Teatro Viriato. Da autoria de Emma Andreetti e Marc Parchow, a galeria mostra um acompanhamento da 11ª edição da NANT na perspetiva de quem teve acesso aos bastidores. A exposição reúne os diários gráficos dos dois ilustradores, realizados em cumplicidade com os artistas, assistindo a ensaios, espetáculos, preparação da equipa técnica e montagens.
A 12ª edição da NANT conta com uma parceria entre a dança e o cinema, através do Cineclube de Viseu. No dia 25 de janeiro é apresentado no Instituto Português de Desporto e Juventude o filme “Ema”, uma película de Pablo Larraín onde a dança é uma peça vital para o desenrolar da narrativa.