A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Fotogaleria: Militares do RI 14 envolvidos em exercício militar inédito

19-11-2019
 

O Exército está a transportar viaturas blindadas Pandur num comboio, pela primeira vez. O exercício inédito, ao qual foi dado o nome Orion 19, partiu esta manhã de terça-feira (19 de novembro) do quartel do Regimento de Infantaria 14 (RI 14), em Viseu, rumo à estação dos caminhos de ferro de Mangualde.

“Nós, em Portugal, já efetuamos treino de projeção ferroviária com outra tipologia de viaturas. Já fizemos várias vezes através da Brigada Mecanizada”, explicou o tenente-coronel Anselmo Dias, comandante do batalhão. Os 28 Pandur apanham o comboio em Mangualde e só param em Santa Margarida.

“Torna-se muito importante este exercício, porque isto permite treinar uma eventual projeção estratégica e torna-se muito importante o saber fazer, que é treinar e praticar. E nada melhor do que testar e verificar procedimentos e técnicas que são fundamentais para este tipo de projeção”, acrescentou o militar.

O RI 14 tem várias viaturas Pandur, sendo que a primeira chegou há dez anos. Por norma, segundo Anselmo Dias, estes veículos circulam na estrada. “Efetuamos o deslocamento para as zonas de exercício por rede viária. É a forma como nós deslocamos porque o Pandur acaba por ser de rodas e circulamos facilmente em qualquer tipo de itinerário. É uma das grandes possibilidades que tem este tipo de viatura”, remata o tenente-coronel.

O exercício Orion 19, organizado pela Brigada de Intervenção, regressa de novo no próximo dia 29 de novembro a Viseu, onde vai terminar. No treino, participam mais de mil militares.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT