A OUVIR 98.9 FM
           00:00:00 | 00:00:00        
      
  
 
        

Veja as imagens do feriado municipal de Tondela

17-09-2019
 

O crescimento desordenado da floresta após os incêndios de 2017 marcou as preocupações do presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, na sessão solene da comemoração do feriado municipal, que decorreu na última segunda-feira (17 de setembro).

Na sua intervenção, o autarca admitiu que o problema está longe de estar resolvido e lembrou que, desde cedo, alertou para os perigos da regeneração florestal.

“Não é de hoje, mas bem cedo dissemos. Há zonas onde já se fez o corte de infestantes de mato e eucaliptos e, passados poucos meses, parece estar tudo na mesma. Lavrar os solos e criar proteção nas estradas implicaria naturalmente que, ao ocorrerem em domínios privados estes trabalhos deveriam satisfazer o interesse público. Tudo o resto é criar ilusão de que o problema se resolve por si só”, afirmou José António Jesus.

Apesar de reconhecer o trabalho feito até agora, o secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, alertou que é preciso fazer ainda muito mais. “Em dois anos fez-se muito, mas obriga-nos depois a ir mais longe”, resumiu.

Ainda na cerimónia do dia do município, a Câmara de Tondela agraciou a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, com a Medalha Municipal de Ouro. No seu discurso, a responsável destacou o envolvimento de todos no empenho para ultrapassar os tempos trágicos de outubro de 2017.

“Tondela foi o concelho mais afetado em termos de habitações e muito afetado em termos de indústria. Mostrámos ao país como se faz. Não fizemos tudo perfeito e nunca tínhamos feito. Aprendemos muito, mas uma coisa é certa: juntos, com lealdade e criticando quando a crítica é justa, conseguimos fazer o que seria às vezes impensável”, disse.

Na mesma cerimónia, foram também entregues mais dois galardões municipais. A Câmara de Tondela entregou a Medalha de Mérito Municipal ao padre António José Figueiredo Marques, da localidade de S. João do Monte, e a Medalha de Valor e Altruísmo à Fundação Budista Tzu Chi, de Taiwan.





  • 2002 - 2019 - Jornal do Centro é uma marca registada da Legenda Transparente, lda
  • Desenvolvido por: WLC.PT