A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
A iluminação, a animação de rua e o mercado de Natal distribuído pelas várias artérias da cidade são algumas das apostas da Câmara de Viseu para esta época, anunciaram esta segunda-feira (29 de novembro) os responsáveis. Entre 3 de dezembro e 7 de janeiro, o espírito natalício vai também chegar às freguesias do concelho.
“A magia está aqui” foi o tema escolhido pela autarquia, porque “o Natal continua a ser uma época mágica e uma altura em que todos pretendem o encontro, estimular certos valores e, sobretudo, solidariedade”, começou por dizer a vereadora da Cultura.
Leonor Barata disse que o Rossio vai ser o centro de toda a programação e que vai contar com “o tradicional mercado de Natal, que vai também ser alargado a outras zonas, com o objetivo de fazer circular as pessoas pelo centro histórico da cidade”.
“Este ano, apostámos na descentralização das atividades até por uma questão de segurança e de saúde pública. E o que pretendemos fazer é animar os diversos espaços municipais, como os museus e a biblioteca, com diversas atividades dirigidas a um público mais jovem e familiar”, disse.
Para atrair as pessoas ao comércio local, Leonor Barata disse que haverá “animação que não obrigue à fixação de pessoas e que as atraia para as diversas ruas comerciais”, o que será “uma ótima oportunidade para ajudar os pequenos comerciantes”.
A iluminação será ligada na próxima quarta-feira, a 1 de dezembro, e irá estender-se por “várias artérias da cidade, alguns largos, igrejas e também nas freguesias do concelho”, e há uma “aposta em bolas, anjos e estrelas que representam o milagre e a magia da época”.
À semelhança de anos anteriores, a rota dos presépios pelas freguesias mantém-se e vai ser “promovido um novo concurso”, assim como se mantém Corrida e caminhada de Pais Natais de novo em Viseu a 19 de dezembro , cuja receita “é a favor das crianças e jovens do concelho em situação mais desfavorecida”.
O Museu Almeida Moreira receberá uma exposição “dedicada aos presépios e às suas diversas representações”.
Os concertos agendados para os dias 18 e 19, “nomeadamente o encontro de coros, será em ‘streaming’, devido às novas contingências por causa da pandemia”, e o concerto de Ano Novo, no dia 2 de janeiro de 2022, no Teatro Viriato, “está dependente do evoluir da situação”.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, presente na apresentação, admitiu que Câmara de Viseu admite suspender celebrações do Natal e Ano Novo no concelho e as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS).
“Obviamente que nós [Câmara] daremos prioridade às declarações das entidades de saúde. O nosso foco com a promoção desta iniciativa é uma ajuda ao nosso comércio local, mas naturalmente que não podemos estar afastados, nem esquecidos que estamos a viver um surto pandémico”, acrescentou.
Fernando Ruas reforçou ainda que “o orçamento deste ano representa uma poupança significativa”.
À agência Lusa, os serviços da autarquia esclareceram que o investimento na programação de Natal será de cerca de 262 mil euros, sujeito a reajustes e que contempla tudo”.
Um valor superior ao conhecido em 2020 que foi de cerca de 370 mil euros.
A programação conta, novamente, com a parceria da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).