Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
As fábricas das zonas industriais de Nelas vão usar a água tratada na nova ETAR do concelho, que foi inaugurada no início desta semana.
A infraestrutura Nelas III vai servir mais de 14 mil habitantes da freguesia de Nelas, incluindo as duas zonas industriais, com um sistema intercetor de 14 quilómetros e seis estações elevatórias.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, refere que o projeto já foi apresentado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) “para financiamento a muito curto prazo”.
“Queremos que a água seja reutilizada para fins industriais. Portanto, as indústrias das zonas industriais 1 e do Chão do Pisco passarão a utilizar a água que sairá da ETAR para o seu processo produtivo num procedimento de economia circular”, explica.
Segundo o autarca, isto significa que toda a água que é tratada na ETAR Nelas III “servirá para fins industriais, o que é uma excelente notícia para a sustentabilidade ambiental e económica, para o município, para o meio ambiente e para a sociedade em geral”.
O investimento nesta nova ETAR ronda os cinco milhões de euros. A inauguração contou com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes. O concelho de Nelas já conta com oito ETAR’s em funcionamento.