Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Nogueira de Côta, no concelho de Viseu, vai ter um destacamento dos Bombeiros Voluntários.
Possibilitar uma atuação mais rápida e eficaz naquela zona do norte do concelho, e até nas zonas vizinhas, é o grande objetivo, como sublinhou o comandante Rui Leitão.
“Este destacamento surge, numa ótica operacional, para que após a deteção de algum incêndio a nossa atuação possa ser mais eficaz e mais rápida num menor curto espaço de tempo. Dado o tempo que temos que percorrer, o tipo de estrada com veículos pesados, atrasamos e muito a chegada àquela freguesia”, sublinhou.
Rui Leitão frisou ainda que, apesar da criação deste destacamento ser uma parceria com a Junta de Freguesia de Côta, não será exclusivo daquela área já que esta equipa poderá ser mobilizada para concelhos vizinhos como Sátão, Vila Nova de Paiva ou Castro Daire, sempre que seja necessário.
“Esta é uma parceria com a Junta de Freguesia de Côta onde houve algumas conversas e um planeamento após uma análise de risco. De imediato o presidente ficou recetivo e começámos a unir esforços e a fazer todo o trabalho para criar as condições desejadas. Mas este não é uma equipa exclusiva daquela freguesia, sempre que necessários poderão mobilizar-se para os concelhos vizinhos”, explicou.
No destacamento, que se localiza num espaço da freguesia, na Casa Social de São João, estarão cinco bombeiros, operacionais durante 24 horas, apoiados por uma viatura de combate a incêndios.
Para já, a ideia é que funcione nos meses de julho, agosto e setembro.
“Nesta fase a previsão são estes três meses. Estão a ser desenvolvidos outro tipo de projetos, mas qualquer projeto requer um planeamento, uma análise, para que depois posssamom implementar. Para já, o estipulado são estes três meses”, assegura Rui Leitão.
A inauguração do espaço acontece esta quinta-feira (1 de julho), pelas 17h00, e conta com a presença de Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu, o presidente da Junta de Freguesia de Côta, Joaquim Polónio, a direção e o comando dos Bombeiros Voluntários de Viseu e outras entidades como a GNR, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Proteção Civil.