Geral

22 de 09 de 2023, 16:48

Agenda

“A Via Sinuosa” de Aquilino Ribeiro reeditado e apresentado em Moimenta da Beira

Livro será apresentado ao público a 1 de outubro, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, com a presença do ex-ministro da Cultura, João Soares, que assinou o prefácio da nova edição

“A Via Sinuosa”, a segunda obra de Aquilino Ribeiro, foi reeditada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira e pela editora Bertrand. O livro, publicado inicialmente em 1918, será apresentado ao público a 1 de outubro, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa.

“É o terceiro livro de Aquilino reeditado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, depois de ‘O Homem da Nave’, em maio de 2017, e de ‘Terras do Demo’, em abril de 2019, este em parceria com os dois outros Municípios Aquilinianos (Sernancelhe e Vila Nova de Paiva)”, referiu a autarquia local.

A obra conta com prefácio de João Soares, ex-ministro da Cultura, que marcará presença, assim como o diretor editorial da Bertrand, Eduardo Boavida, e o neto do escritor Aquilino Machado.

Aquilino Ribeiro é homenageado até 2024, no âmbito dos 60 anos da sua morte, visando também promover os territórios que fizeram parte da sua vida, estando para isso agendadas mais de duas dezenas de iniciativas que vão decorrer até maio de 2024.

O programa inclui reedições de livros com prefácios assinados por personalidades nacionais, bem como exposições fotográficas, momentos gastronómicos, conversas temáticas, concertos, jornadas de turismo literário, congressos, sessões evocativas, iniciativas dirigidas ao público infantojuvenil e inaugurações de espaços dedicados a Aquilino Ribeiro.