Geral

06 de 09 de 2021, 15:11

Agenda

Concerto sobre o planeta no domingo em Mangualde

Espetáculo de Abraham Cupeiro e da orquestra POEMa propõe uma “união" entre a música de diferentes partes do planeta

abraham cupeiro

O Largo Dr. Couto, em Mangualde, vai receber no próximo domingo (12 de setembro) o concerto “Pangea”, promovido pela Orquestra POEMa e pelo músico galego Abraham Cupeiro.

O evento terá lugar a partir das 21h30 e servirá para apresentar o segundo álbum de Abraham Cupeiro, que está a fazer esta semana um estágio com a Orquestra POEMa, um grupo que junta jovens músicos de Mangualde.

Segundo a Câmara Municipal, o concerto vai propor uma viagem de “união mediante a música das diferentes partes do planeta” e também um “espetáculo didático e ameno que nos aproxima a outras culturas”.

O concerto será acompanhado com a projeção de imagens criadas para a atuação, transformando a atuação “num espetáculo educativo, divertido e uma canção para a diversidade cultural do nosso planeta”.

“Durante o concerto, ouviremos o som do sul da Oceânia com os ecos dos seus caracóis, até mesmo as misteriosas montanhas chinesas que o som do Hulusi atrai com suas melodias melismáticas; grandes planícies como as da América do Norte, selvas como as da América do Sul, a flauta Peule do Senegal, a gaita de foles búlgara, a desafiadora Zurna e os chifres do pastor milenar costurarão o vestido que vai unir a nossa terra mais uma vez”, revela a autarquia em comunicado.

O álbum de estúdio de Abraham Cupeiro foi gravado em 2019 nos estúdios de Abbey Road, com a participação da orquestra Royal Philarmonic de Londres, e estreado em setembro de 2020.

A lotação do evento é limitada e os lugares serão marcados “de forma a respeitar as normas emanadas pela DGS” face à Covid-19.

A entrada é gratuita, mas é necessária a aquisição obrigatória de bilhetes na Biblioteca Municipal ou na Papelaria Adrião.