Geral

08 de 03 de 2023, 11:30

Agenda

Impacto da globalização no acesso à educação e cultura em debate

Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, recebe em abril o Fórum Internacional de Estudos Globais da Universidade Aberta

livro genérico 666

As Câmaras de Armamar, Lamego e Peso da Régua e a Universidade Aberta (UAb) organizam o Fórum Internacional de Estudos Globais, que decorrerá entre os dias 11 e 13 de abril. O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, vai receber as conferências desta iniciativa, cujo programa também inclui uma visita a Peso da Régua reservada a estudantes, professores e convidados.

"Livros, Bibliotecas e Leitores na Era da Globalização" é o mote escolhido para o debate, que irá discutir a relação dos livros com o contexto de globalização e que é marcada “pelo domínio da circulação digital da informação e da produção e divulgação de conhecimento”, referem os promotores.

O debate – que é organizado no âmbito do curso de Doutoramento em Estudos Globais da UAb e que arranca às 9h00 do dia 11 – reúne as perspetivas da Rede de Bibliotecas Escolares, da Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e da Direção Regional de Cultura do Norte, bem como de reconhecidos especialistas na área, à busca de respostas que “garantam o acesso equitativo e livre de todos à leitura e ao conhecimento”.

Outra das reflexões passa pela influência da globalização no acesso à leitura e à educação e pelo impacto que a globalização também tem na forma como as pessoas consomem e se relacionam com os livros.

No fórum serão ainda apresentados e discutidos os trabalhos dos doutorandos da UAb, e realizadas palestras, com oradores convidados, abertas ao público. Esta iniciativa está acreditada como ação de formação para professores, bibliotecários e outros profissionais da educação e da cultura.

As inscrições estão abertas até 31 de março e a entrada custa 25 euros.