Geral

16 de 09 de 2021, 09:40

Agenda

Lamego recebe jornadas de saúde da Liga dos Combatentes

Iniciativa decorrerá a 8 de outubro no Teatro Ribeiro Conceição

liga-combatentes-lamego-arquivo

Fotógrafo: D.R./Arquivo

O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, vai receber a terceira edição das Jornadas de Apoio Médico, Psicológico e Social da Liga dos Combatentes a 8 de outubro.

A iniciativa irá começar às 9h15, depois das inscrições terminarem a 1 de outubro. No evento, haverá quatro painéis dedicados aos temas de apoio médico, apoio psicológico, apoio social, e estudos e investigações.

Segundo a Liga dos Combatentes, as jornadas realizam-se no âmbito das comemorações do seu centenário “num período de transição para o pós-pandemia”.

Assim, o evento será apresentado “como um momento de encontro e partilha que pretendem mostrar, não só o trabalho realizado ao longo de mais de uma dúzia de anos, como também o que ainda falta fazer ao nível do apoio médico, psicológico e social aos combatentes e familiares, bem como os estudos e investigações mais recentes realizados nesta área e que são fundamentais para apoiar a intervenção e prática clínica e social”.

Além dos painéis, as jornadas vão ter espaços de exposição e momentos de partilha de conhecimentos e práticas clínicas e sociais.

Entre os oradores já confirmados, estão a coordenadora de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Teresa Bordalo Santos; a presidente da Cáritas de Castelo Branco, Maria de Fátima Santos; os professores João Hipólito, Odete Nunes e Rute Brites da Universidade Autónoma de Lisboa; a diretora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Paula Santos, e a doutora Margarida Ribeiro do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Também entre os palestrantes, participam Ana Vianez, mestranda em Terapia Ocupacional, e a psicóloga Inês Maroco e a assistente social Marta Marques do Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social (CAMPS) da Beira Interior.

Do CAMPS Coimbra, participam o médico psiquiatria António Silva Marques, o ortopedista José Andrade, a psicóloga Catarina Gonçalves e a assistente social Ana Melo. Do CAMPS Porto, vêm Fernando Reis Lima e Ana Teixeira.

Do lado dos delegados sociais, vão participar Vítor Oliveira do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes; Rui Ruas do Núcleo de Manteigas; José Oliveira do Núcleo de Vizela, e Renata Miranda do Núcleo de Oliveira do Bairro.

As jornadas terminam às 17h30.