Geral

16 de 05 de 2022, 16:22

Agenda

Viseu Dão Lafões recebe oficinas de artesanato em junho

Nelas, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira e Mangualde vão receber oficinas de cocriação de artesanato, entre 8 e 15 de junho

CIM ADD CRAFT ARTESANATO

Fotógrafo: CIM Dão Lafões

Nelas, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira e Mangualde vão receber oficinas de cocriação de artesanato associado à região Viseu Dão Lafões, entre os dias 8 e 15 de junho.

O projeto CRAFT - Turismo Criativo Viseu Dão Lafões, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), vai promover estas oficinas a pensar em participantes que tenham competências criativas e de design. As inscrições estão abertas e as oficinas serão gratuitas, decorrendo entre as 15h00 e as 19h00.

“Estes workshops, abertos ao público em geral, pretendem reinterpretar matérias primas tradicionais e desenvolver novas abordagens estéticas e modos de aplicação das mesmas. Aqui, os participantes, acompanhados por mestres artesãos locais, são desafiados a entrar em contacto e experimentar várias técnicas artesanais”, explicam os organizadores do projeto.

As sessões arrancam dia 8 com uma oficina de ferro e vidro no antigo Balneário dos Ingleses, em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas. Seguem-se as oficinas dedicadas à cestaria (dia 9 em Penalva do Castelo), ao têxtil (dia 14 na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira) e à cerâmica (dia 15 no Ateliê Sérgio Amaral, em Mangualde).

O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, refere que o objetivo é “estruturar, no nosso território, uma experiência turística de âmbito cultural ímpar, capaz de afirmar Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência”, frisando que a CIM está “empenhada em promover o património associado às artes e ofícios tradicionais, enquanto fator de diferenciação e competitividade turística”.

"Com esta iniciativa a CIM e os seus parceiros pretendem começar a envolver a comunidade local e abrir portas a outros interessados neste projeto, muito focado na capacitação dos agentes ligados ao artesanato", concluiu. Já o coordenador da ADD, Emanuel Ribeiro, acrescenta que o projeto visa “atrair novos públicos através da oferta estruturada de experiências criativas e inovadoras de turismo cultural”.

O CRAFT assume-se como “um projeto de valorização, qualificação e promoção turística baseado nos recursos e ativos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato, do saber-fazer à criatividade, que conta com a participação ativa das comunidades de Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas”.