Geral

05 de 04 de 2021, 16:06

Ao minuto

Câmara de São Filipe lamenta morte de “amigo” Almeida Henriques

Autarca de Viseu "era um apaixonado pela ilha do Fogo", realça autarquia de Cabo Verde

Almeida Henriques

A Câmara Municipal de São Filipe, na ilha cabo-verdiana do Fogo, publicou esta segunda-feira (5 de abril) um voto de pesar pela morte do “amigo” Almeida Henriques, destacando o apoio como presidente da Câmara de Viseu, localidades geminadas há 27 anos.

“António Almeida Henriques, mais do que um presidente de uma Câmara geminada com a Câmara de São Filipe, era também um grande amigo dos autarcas foguenses e um apaixonado pela ilha do Fogo”, lê-se no voto de pesar divulgado por aquela autarquia.

“Sempre esteve presente nas nossas alegrias e tristezas. Recordamos a sua grande prestação na mobilização de recursos, aquando da última erupção vulcânica [na ilha do Fogo, em 2014], para socorrer a população deslocada de Chã das Caldeiras”, acrescenta o voto de pesar.

Descreve ainda que “São Filipe e a ilha do Fogo perdem um ilustre amigo de coração” e que a sua morte deixa “um grande sentimento de tristeza e consternação”, recordando a assídua presença de António Almeida Henriques nas festividades e eventos culturais locais.

Almeida Henriques era presidente da Câmara de Viseu desde 2013. O autarca faleceu na manhã do Domingo da Páscoa (dia 4), no Hospital de São Teotónio, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês. Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural.

Além de presidente da Câmara, Almeida Henriques foi ainda deputado no Parlamento, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, presidente da Assembleia Municipal de Viseu, presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, presidente do Conselho Empresarial do Centro e secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, entre outros cargos.

Para esta segunda-feira, estão marcadas as cerimónias fúnebres de Almeida Henriques, que contarão com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O corpo do autarca de Viseu vai sair do Hospital de São Teotónio às 16h00.

O cortejo começa na Rua Prof. Egas Moniz (junto ao Hospital), e percorrerá algumas das ruas principais da cidade, passando, por exemplo, na Avenida Alexandre Herculano e na rotunda de Santa Cristina.

O corpo seguirá depois pelo centro histórico da cidade, com passagens na Praça Dom Duarte, na Rua do Adro, Largo Pintor Gata, Largo Major Teles, rotunda D. João I e Avenida 25 de Abril. O trajeto inclui em seguida a passagem pelo Rossio, continuando pela Avenida António José de Almeida e pela Avenida da Europa e terminando no cemitério de Abraveses, onde Almeida Henriques será sepultado. A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal.