Geral

05 de 04 de 2021, 13:20

Ao minuto

Almeida Henriques: homenagens e palavras de despedida chegam de vários setores

Instituições realçaram contributo do falecido presidente da Câmara de Viseu no desenvolvimento regional

Almeida Henriques

O Instituto Politécnico de Viseu, o Conselho Empresarial do Centro e a Ordem dos Advogados lamentam o desaparecimento de Almeida Henriques. O presidente da Câmara de Viseu morreu na manhã do Domingo da Páscoa (4 de abril), no Hospital de Viseu, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês.

Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural. Será sepultado esta segunda-feira (dia 5).

O Politécnico de Viseu, que já apresentou pêsames, realçou a importância que Almeida Henriques teve “no reforço da ligação entre o conhecimento e a economia e entre o conhecimento e a comunidade, sempre na perspetiva da valorização das pessoas e do trabalho em torno dos elementos geradores de riqueza, de bem-estar e da identidade das populações locais”.

“Com António Almeida Henriques, a cidade e o concelho de Viseu renovaram-se não só fisicamente mas, principalmente, nas dimensões imateriais da vida comunitária mas também nas interligações com as diversas organizações e, em especial no que ao Instituto Politécnico respeita, com o ensino superior”, escreveu o presidente do IPV, João Monney Paiva.

“A região perdeu um interlocutor que abriu canais de comunicação entre os agentes políticos e as organizações de ensino superior, da vida cultural, económica e associativa”, acrescentou o responsável em nota.

Já o Conselho Empresarial do Centro, onde Almeida Henriques foi presidente, diz que Viseu não só perdeu o seu autarca, como toda a região Centro perdeu “um dos seus maiores protagonistas”.

“Ficamos diminuídos de alguém que tinha a convicção de construir um país mais coeso, mais inclusivo e capaz de ser mais igual”, afirmou este organismo em comunicado, acrescentando que muitas pessoas “foram testemunhas dos valores que orientaram a sua vida política, assentes na sua consistente formação humana e da sua enorme dedicação à Região Centro e ao País”.

Também em comunicado, a Ordem dos Advogados liderada pelo bastonário Luís Menezes Leitão recorda que Almeida Henriques acolheu em junho de 2018 o oitavo Congresso dos Advogados Portugueses, que decorreu nessa altura em Viseu.

Segundo a Ordem, Almeida Henriques, causídico de profissão, “licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra a 18 de fevereiro de 1988 e inscreveu-se como Advogado a 6 de agosto de 1992, exercendo na comarca de Viseu”.

Nas instituições, a Casa do Povo de Abraveses agradeceu a Almeida Henriques “pela forma como se relacionou e ajudou, desde 2004” esta instituição, “sempre manifestando disponibilidade, dedicação e ajuda”.

Já a Fundação Mariana Seixas realça que o presidente da Câmara será recordado “como um amigo” e agradeceu-o “por todo o empenho pela causa social no concelho de Viseu e, em particular, bem-estar dos utentes desta casa”.

A Associação de Gumirães também fez questão de expressar à família de Almeida Henriques “o nosso mais profundo pesar” pela morte do presidente da autarquia viseense.

Das empresas, a IBM Portugal, proprietária da Softinsa, destacou “toda a confiança, empenho e dedicação demonstrados por António Almeida Henriques com a abertura e desenvolvimento do nosso Centro de Inovação de Viseu”. “A sua partida é uma enorme perda para a cidade de Viseu, para a região e para o País”, destaca a IBM.
A GNR de Viseu também deixou os pêsames à família e aos amigos de Almeida Henriques “neste momento de dor e sentida perda”.

Almeida Henriques, que era presidente da Câmara de Viseu desde 2013, morreu aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19.

Militante social-democrata desde os anos 80, Almeida Henriques foi ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, entre outros cargos, bem como deputado no Parlamento, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD e secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional.

Esteve ainda ligado à vida empresarial, onde foi gerente de empresas e presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu e do Conselho Empresarial do Centro.

Para esta segunda-feira, estão marcadas as cerimónias fúnebres de Almeida Henriques, que contarão com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O corpo do autarca de Viseu vai sair do Hospital de São Teotónio às 16h00.

O cortejo começa na Rua Prof. Egas Moniz (junto ao Hospital), e percorrerá algumas das ruas principais da cidade, passando, por exemplo, na Avenida Alexandre Herculano e na rotunda de Santa Cristina.

O corpo seguirá depois pelo centro histórico da cidade, com passagens na Praça Dom Duarte, na Rua do Adro, Largo Pintor Gata, Largo Major Teles, rotunda D. João I e Avenida 25 de Abril.

O trajeto inclui em seguida a passagem pelo Rossio, continuando pela Avenida António José de Almeida e pela Avenida da Europa e terminando no cemitério de Abraveses, onde Almeida Henriques será sepultado. A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal.