Geral

07 de 05 de 2022, 23:44

Centro Business

Como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente?

Os negócios podem ser realizados online e esta é uma das grandes mudanças desta era

eolicas

A tecnologia tem um profundo impacto na sociedade e no ambiente e tem sido um fator chave para melhorar nossas tarefas diárias, fornecendo ferramentas inteligentes que ajudam a minimizar a nossa pegada no planeta.
Mas, especificamente, que atividades quotidianas têm a tecnologia auxiliado a melhorar o ambiente? É isso que responderemos neste artigo.

Investimentos digitais e ambientais

Os negócios podem ser realizados online e esta é uma das grandes mudanças desta era. Como a maioria das transações são agora virtuais, muitas organizações optaram por fazer investimentos no mundo digital. Como? Através de criptomoedas.
Qual é o resultado destes processos? E as criptomoedas influenciam em que medida? A resposta reside numa enorme redução no fabrico de material de escritório, especialmente papel, que tem sido drasticamente minimizado nos últimos anos, visto que toda a informação pode agora ser vista e lida a partir de um pequeno ecrã.
Além disso, as moedas virtuais têm sido utilizadas em empresas para iniciar campanhas de combate às alterações climáticas, investindo o seu dinheiro em companhias ambientalmente responsáveis que fazem uma mudança significativa no combate ao aquecimento global.

As casas inteligentes são mais ecológicas

Outro aspeto que afeta positivamente o ambiente é a utilização de novas tecnologias no local onde gastamos mais energia durante o dia: a nossa casa. Cada vez mais casas inteligentes em todo o mundo ajudam a utilizar a energia sensatamente.
É por isso que essas propriedades são controladas por dispositivos. Como? Com sensores e termóstatos inteligentes para regular a temperatura e poupar no ar-condicionado, para poder ser utilizado de uma forma muito mais responsável, bem como sensores de iluminação ativados por movimento para que a luz seja ligada apenas quando necessário.
Por outro lado, existe também a opção de desligar a luz pelo seu telemóvel com uma aplicação ligada ao sensor. Este ponto ajuda consideravelmente a regular e a minimizar o uso desnecessário de eletricidade em casa, e agora nunca mais terá de se preocupar se deixou a luz acesa por acidente ou não.
Estes dispositivos inteligentes estão também a ser utilizados em escritórios, resultando em organizações e lares mais eficientes do ponto de vista tecnológico.

Transformações tecnológicas que ajudam a natureza

Por outro lado, há diferentes objetivos e caminhos que tornam a tecnologia cada vez mais capaz de cuidar melhor da natureza:
• Carros elétricos: está a ser feito um trabalho meticuloso para minimizar a poluição produzida pelos veículos, tornando-os cada vez mais sustentáveis. O volume de carros elétricos e híbridos aumentou e os preços estão a ser reduzidos para encorajar este tipo de consumo.
• Energia renovável: a energia limpa familiar está a tornar-se cada vez mais amplamente disponível e muito mais eficiente. A sua conceção é simultaneamente mais atrativa e acessível para facilitar esta mudança para o bem do ambiente natural.
• Monitorização ambiental: já existem drones que monitorizam áreas de flora e fauna, dispositivos e sistemas que analisam o nível de poluição atmosférica para além do controlo tecnológico muito meticuloso que testa a qualidade de qualquer tipo de produto que chega ao mercado.

eletrico


Transformação digital: transversal a todos os níveis?

Com efeito, não é só o meio ambiente que se beneficia da tecnologia e dos seus componentes para se reinventar. Hoje em dia é impossível dissociar setores que ganharam com a implementação de inovações.
Dos mais tradicionais aos mais contemporâneos, existem mercados que só ganharam com esta transformação digital:
• Serviços de e-commerce: alguma vez se pensou na possibilidade de realizar compras no telemóvel e recebê-las passado um dia (ou até mesmo no próprio)? Hoje a maioria das grandes superfícies tem uma loja online.
• Indústria do entretenimento online: quem teria pensado que os casinos, com uma componente mecânica e humana (dealers e croupiers de apoio aos jogadores), iriam transformar-se com a chegada do digital? Nesse sentido, especialmente as slots online tornaram-se populares entre os utilizadores em plataformas especializadas, com uma multiplicidade de designs inspirados em temas como a mitologia, diferentes festividades, e até mesmo séries de TV contemporâneas.
• Saúde:atualmente é muito simples marcar uma consulta ou contactar com postos de saúde. Além disso, a tecnologia também veio ajudar e muito na investigação. Um desses exemplos é em Mortágua, onde nasceu um projeto de startups para investigação clínica.
• Transporte de passageiros: para facilitar as deslocações, existem aplicações de transporte com tarifas fixas que permitem mobilidade para diversos pontos de uma cidade.
• Entrega de comida: comer fora já é bom, agora mandar vir comida do restaurante preferido? Melhor ainda. Novamente as aplicações ao serviço da comodidade e conforto do consumidor.

Em suma, fica provado que os passos são dados para melhores soluções tecnológicas a favor do ambiente. Agora fica a faltar a continuidade de projetos para um mundo mais verde, onde a tecnologia ajude a colher frutos e a reinventar processos ecológicos.