Autor

João Julio Correia

30 de 07 de 2021, 17:16

Colunistas

A propósito da participação de Portugal na Cimeira de Luanda da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ...

Porque é deveras importante projetar o desenvolvimento Sustentável dos Países da CPLP ... Assim, parece-me evidente que ... a lusofonia tem dimensão global!

Geografia Primeira
Ninguém
Determina
A pátria onde
Sou
(...)
Regina Correia (Conjugação de Mapas, Editorial Novembro, Julho 2020)


Por ocasião da celebração do 25º aniversário da organização, foi realizada a Cimeira de Luanda, que ocorreu, recentemente, nos dias 16 e 17 julho em Luanda, dedicada ao tema “ Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em Tempos de Pandemia” e que contou também com a presença do Presidente da República, do Primeiro Ministro e do Ministro dos Negócios Estrangeiros portugueses, e que foi mais uma oportunidade de mostrar a “marca” portuguesa ao Mundo ...
Porque ... a língua portuguesa é língua oficial de nove países (Portugal, Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Princípe, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Timor-Leste), e, ainda, na Região Administrativa Especial de Macau.
Porque ... se calcula que a língua portuguesa seja falada por mais de 260 milhões de pessoas ...
Porque ... a língua portuguesa tem uma dimensão global neste mundo, mesmo num cenário de contínua mudança ...
Porque ... se estão a desenvolver múltiplos projetos envolvendo múltiplos intervenientes que, evocam a língua portuguesa, um pouco por toda a parte, registando-se meramente como exemplos, no domínio da educação, a atual dimensão do Plano Nacional de Cinema (PNC) e da Revista L/Atitude, proporcionando, particularmente aos jovens nas escolas de Portugal e nas escolas portuguesas no estrangeiro, o debate de ideias ... ideias ... também sobre o impacto da língua portuguesa e dos seus diversos intervenientes ...
Porque é deveras importante projetar o desenvolvimento Sustentável dos Países da CPLP ... Assim, parece-me evidente que ... a lusofonia tem dimensão global!
Bora lá ...a Intervir!