Autor

Cláudia Andrade

16 de 04 de 2021, 20:01

Colunistas

Brincar de “barriga para baixo”

É estimulante ver o bebé crescer a cada dia, sendo que o “tummy time” tem um grande impacto no seu desenvolvimento físico

A partir da década de 90, de acordo com as orientações da Academia Americana de Pediatria (AAP), os bebés devem ser deitados preferencialmente de barriga para cima, com o objetivo de reduzir o risco de asfixia e de morte súbita. Esta recomendação foi igualmente adotada pela Direção Geral da Saúde e consta no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil.

Todavia, esta posição levou a que mais bebés apresentassem um achatamento na região posterior do crânio, designada plagiocefalia posicional. Esta posição, se prolongada mesmo quando o bebé está acordado, pode levar a algum atraso no desenvolvimento motor, uma vez este terá menos oportunidades de trabalhar/desenvolver os músculos do pescoço e do tronco.

“Tummy time” é um termo norte-americano e significa “tempo de barriga”. Consiste em colocar o bebé de barriga para baixo, quando acordado, por alguns períodos ao longo do dia, sempre com supervisão de um adulto. Permite que o bebé exercite e desenvolva os músculos do pescoço, braços, ombros e tronco.
Habilidades como levantar a cabeça, rolar e, posteriormente, sentar-se, gatinhar, andar, bem como segurar, alcançar e agarrar objetos, são promovidas por atividades de barriga para baixo. Além de ser importante para o desenvolvimento do bebé, é também um momento da partilha/carinho em família, uma vez que pode envolver, para além do bebé e dos pais, por exemplo, os irmãos mais velhos.

O “tummy time” pode ser praticado a partir do momento da alta da maternidade, inicialmente duas a três vezes por dia durante 3 a 5 minutos, aumentando gradualmente este tempo, conforme a tolerância do bebé… Eventualmente até chegar a uma hora por dia, aos três meses… Mas sempre com supervisão! Momentos como a troca da fralda ou após o banho, bem como quando desperta de um sono, podem ser aproveitados para esta prática. Nessa altura pode fazer-lhe uma massagem da cabeça aos pés para estimular os pequenos músculos.

Pode recorrer a diversas técnicas, que podem tornar o momento mais divertido e apelativo para o bebé, promovendo o contacto visual. No que respeita à posição, pode deitar o bebé sobre o seu peito ou barriga, sobre uma superfície plana e limpa (cobertor ou tapete, por exemplo), deitar-se no chão com o mesmo, estimulando-o com canções, conversas ou brinquedos.

É fundamental que o espaço seja seguro e confortável, pelo que, relativamente à superfície plana é importante não esquecer que no sofá ou cama, por exemplo, o bebé ao rolar corre o risco de cair, pelo que a melhor opção será o chão, livre de objetos pequenos e/ou potencialmente perigosos.
Assim, o bebé vai adquirindo consciência do equilíbrio e da coordenação entre as mãos e a cabeça, ganhando confiança para explorar o mundo ao seu redor. Cerca dos 4 meses será capaz de levantar o peito do chão e apoiar-se nos cotovelos, com a cabeça erguida; aos 5 ou 6 meses já conseguirá girar sobre a sua barriga e usar os braços para alcançar objetos.

É estimulante ver o bebé crescer a cada dia, sendo que o “tummy time” tem um grande impacto no seu desenvolvimento físico, sendo igualmente um bom recurso para alívio das cólicas.
Portanto, posicione o seu bebé de barriga para cima para dormir e de barriga para baixo para brincar!!


Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria
UCC Viseense