Geral

30 de 11 de 2021, 11:48

Covid-19

Carregal do Sal: Escola Básica Nun’Álvares encerrada. Em 17 turmas, 13 estão em isolamento

Concelho tem mais de 60 casos ativos, grande maioria na comunidade escolar. Também já há infetados na Escola Básica de Carregal do Sal, alunos e corpo docente e não docente estão a ser testados

centro educativo carregal do sal nuno álvares

A Escola Básica Nun’Álvares (EBNA), em Carregal do Sal, está encerrada devido a um surto de Covid-19. Das 17 turmas, 13 estão em isolamento. Neste momento, há 35 alunos infetados, entre 1º ciclo (27 casos) e pré-escolar (oito). Há ainda mais seis infetados, entre pessoal docente (três) e pessoal não docente (três).

Segundo Paulo Catalino, presidente da Câmara Municipal, “clinicamente estão todos bem”. “Não temos registo de alguma situação de saúde preocupante, a situação está estável do ponto de vista da sintomatologia e esperemos que assim continue, para podermos fazer o isolamento e voltarmos a ter cautelas e não criar mais focos”, disse.

O autarca explicou que o encerramento da escola foi uma decisão da autarquia, em “em conjunto com o Agrupamento de Escolas e o delegado de saúde local e regional”.

“Entendemos ser mais sensato fechar a Escola Básica Nun’Álvares no dia de hoje (30 de novembro). Vamos aguardar que a diretora-geral da Saúde, Dra. Graça Freitas, dê indicação para o encerramento completo da escola até à próxima semana. Para já, hoje e amanhã (feriado) está encerrada e, entretanto, vamos ter a resposta sobre o que fazer”.

O autarca disse ainda que, durante o dia de hoje, está a ser feita a testagem na outra instituição de ensino do concelho, a Escola Básica de Carregal do Sal, “onde já há alguns casos positivos”. “Estamos a aguardar os testes feitos hoje para termos números mais fidedignos até ao final do dia”, explicou.

O encerramento da escola vem assim juntar-se a várias outras medidas que o autarca já havia anunciado, como cancelar algumas iniciativas, nomeadamente a festa e o mercadinho de Natal, criar um gabinete de crise e retomar o Centro de Vacinação no salão dos bombeiros.

“Continuamos a apelar ao bom senso das empresas, das associações, para evitarem os festejos de Natal, legítimos é certo, mas nesta fase seria mais cauteloso. O nosso gabinete de crise está a fazer todo o acompanhamento com a escola, saúde e serviços da câmara para lidarmos com toda esta situação”, alertou Paulo Catalino.

Concelho com mais de 60 casos ativos
Atualmente o concelho de Carregal do Sal tem, pelo menos, 61 casos ativos, para além da comunidade escolar há casos sobretudo “em núcleos familiares”.

“Os restantes infetados são, sobretudo, núcleos familiares. Temos, com alguma tristeza, uma família que decidiu não se vacinar e tanto os pais como os filhos estão infetados. O apelo que fazemos é que haja uma responsabilidade coletiva, porque a liberdade de uns pode estar claramente a interferir com a dos outros”.