Diogo Paredes

22 de 09 de 2023, 12:30

Cultura

“Cenas Conjugais” estreia esta sexta-feira no Círculo de Criação Contemporânea de Viseu

A peça, com encenação e dramaturgia de Sónia Barbosa, foi adaptada do clássico de Ingmar Bergman. O casal composto por José Pereira e Joana Martins interpretam os papéis do par Johan e Marianne, um casal sueco burguês dos anos 1970

Fotógrafo: Ritual de Domingo


A peça de teatro “Cenas Conjugais” estreia esta sexta-feira no Polo 1 do Círculo de Criação Contemporânea de Viseu às 21h00. Com encenação de Sónia Barbosa, a peça é uma adaptação do texto de Ingmar Bergman, “Cenas de um Casamento”.

Interpretado pelo casal composto por José Pereira e Joana Gomes Martins, o espetáculo, em formato de “teatro intimista”, é, segundo a Associação Ritual de Domingo, um formato “onde público e cena se confundem numa mesma sala, numa relação muito próximo com os atores”. O texto original foi apresentado na televisão sueca nos anos 1970, e aborda as dinâmicas de um casal burguês, e os papéis sociais impostos ao homem e à mulher durante esta época. Sem tornar a adaptação numa peça de teatro datada, Sónia Barbosa procurou criar um texto que focasse igualmente as dinâmicas de um casal no século XXI.

A peça estará em cena, às 21h00, entre os dias 22 e 24 de setembro, e entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro. O desenho de luz, a direção técnica e a produção executiva ficaram a cargo de Cristóvão Cunha. Já a cenografia foi orientada por Luísa Bebiano, e Luís Belo ficou encarregue da fotografia e vídeo.