Geral

19 de 01 de 2023, 15:28

Cultura

A Formiga Atómica fica em fevereiro com 'residência' na ACERT

Apresentada programação com “ânimo renovado e a vontade de sempre de ver e fazer acontecer cultura”

formiga atómica Miguel Fragata

Fotógrafo: ©Joana Linda

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) recebe em residência artística, em fevereiro, a companhia de teatro Formiga Atómica para a produção de um espetáculo, em 2024, que quer “provocar debate” sobre o estado do mundo.

“A Formiga Atómica pediu-nos parceria e começa aqui a preparação do espetáculo “Terminal (O estado do mundo)” que vai estrear em 2024 e poderá acontecer em qualquer lado: numa rua, num café, à saída de uma fábrica. O objetivo é provocar o debate”, disse um dos diretores do Trigo Limpo Teatro ACERT.

Pompeu José referiu que estas parcerias “são a história da ACERT, que sempre trabalhou com outras companhias e associações, porque só assim faz sentido, o trabalho e o crescimento, enquanto companhia e estrutura” cultural.
O anúncio foi feito durante a apresentação da programação do primeiro trimestre desta associação cultural que está “a caminho” dos 50 anos.

Até março, a promessa é de “ânimo renovado e a vontade de sempre de ver e fazer acontecer cultura” no espaço cultural.
Da agenda cultural, destaque para os concertos dos Clã (19 de janeiro) e de Elas e o Jazz (04 de março), que “são os que, certamente, terão mais visibilidade e chamam mais pessoas”, assumiu Rui Martins, também da direção da ACERT.

Pessoas que “voltaram a encher e a esgotar as salas” da ACERT, “quer em 2022, quer agora em janeiro com o espetáculo “Frida Kahlo, a filha da grande manhã”, que “esgotou em dois espetáculos para o público em geral e três para as escolas”, acrescentou.
“E isto sim, volta a ser motivo de satisfação”, assumiram os responsáveis.
E depois de “Frida Kahlo”, segue-se já este fim de semana a comemoração dos 10 anos da Cadeira Amarela que com a atuação da banda Jesus or a Gun, marcada para as 23h00 do dia 20.

A festa continua no dia 21 com o espetáculo “Always on the Road”, às 21h45, juntando várias gerações e estéticas de música feita a partir da região de Viseu. Nesse espetáculo sobem a palco Plusbeatz, Búfalo Sentado, Carlos Clara Gomes Quinteto, Carlos Peninha, The Greyhound James Band, Bruno Pato, Smoking Beer, Inércia e Wipeout.

Para 28 de janeiro está, então, marcada a visita da banda Clã que vai apresentar o mais recente álbum “Véspera” e no mesmo dia é inaugurada a exposição “Propostas para Abril” de Rogério Ribeiro na Galeria ACERT.

Em fevereiro, está agendada para dia 4 às 21h45 a peça “O Céu não lhes Responde” da companhia Este – Estação Teatral, um espetáculo que conta a história de dois refugiados oriundos de países distintos e imaginários e que procuram a felicidade noutro lugar.

No dia 11, o Teatro Experimental Investigação de Alvarim sobe ao palco às 21h45 para apresentar “O Homem de Branco”, uma peça inspirada na vida do Papa João Paulo II. Antes, pelas 11h00, Cláudia Gaiolas apresenta “Antiprincesas”, inspirada na obra da escritora Clarice Lispector. A 18 de fevereiro, a associação cultural D’Orfeu revela a sua nova coleção de canções “Coletânea Estefânia” às 21h45.

A 4 de março, à mesma hora, Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton participam em “Elas e o Jazz”, que recria o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque.