Geral

22 de 06 de 2022, 12:50

Cultura

A história de um refugiado afegão em exibição no Cine Clube

Cine Clube de Viseu despede-se da atual temporada no próximo dia 30 de junho, às 21h00, com a exibição do filme “Flee – A Fuga”, que foi nomeado para três Óscares

flee a fuga filme

Fotógrafo: D.R.

O Cine Clube de Viseu despede-se da atual temporada no próximo dia 30 de junho, às 21h00, com a exibição do filme “Flee – A Fuga”, que foi nomeado para três Óscares na última edição.

A película, que foi nomeada para as categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme de Animação e Melhor Documentário, conta a história de um refugiado afegão, Amin, que chegou à Dinamarca como menor desacompanhado.

Aos 36 anos, é um académico de sucesso e vai casar com o namorado de longa data, mas um segredo que esconde há mais de 20 anos ameaça arruinar a vida que construiu. Segundo o Cine Clube, este é um filme que retrata um relato na primeira pessoa e que “estica os limites do género retratando a experiência de um refugiado afegão através da animação”.

A instituição cinéfila destaca que o filme é um exemplo de como “uma história atual (e premente) atinge uma cumplicidade com o público, em todo o mundo, graças ao cinema”.

O filme será apresentado no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, no Fontelo. As habituais sessões semanais do Cine Clube estão interrompidas durante o verão.

Mas o Cine Clube prepara já o Cinema na Cidade, de 25 a 31 de julho, com filmes ao ar livre na Praça D. Duarte e no Museu Grão Vasco.