Geral

24 de 07 de 2021, 11:37

Cultura

Associação do Teatro Amador de Viseu tem novo espaço para ‘criar’

A associação vai também colaborar com a Casa da Ribeira na Rota do Pavia, através de espetáculos e workshops educativos

protocolo teatro amador viseu

Fotógrafo: D.R. / Câmara de Viseu

A Associação do Fomento do Teatro Amador (AFTA) de Viseu tem um novo espaço para promover os seus projetos artísticos.

Na passada quinta-feira (22 de julho), a Câmara de Viseu e a AFTA assinaram um protocolo que prevê que as instalações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), localizado nos antigos Moinhos da Balsa, passem a ser o novo palco dos "ensaios artísticos, pequenos espetáculos, tertúlias e outras atividades culturais” da associação.

Em troca, os artistas da AFTA comprometem-se a “desenvolver projetos de intervenção através de práticas artísticas com a comunidade e a colaborar com a Casa da Ribeira na Rota do Pavia, através de espetáculos ou workshops educativos”, adianta a autarquia em comunicado.

Além disso, a associação também vai organizar duas atividades anuais, destinadas ao público geral, que vão integrar a agenda cultural da Casa da Ribeira e do CMIA, “valorizando sempre que possível as temáticas do ambiente e da sustentabilidade”.

A presidente da Câmara, Conceição Azevedo, referiu que “através desta iniciativa, esperamos valorizar e dinamizar este espaço onde se procura sensibilizar o público para a importância da preservação e valorização ambiental do território, onde se percecionam as vivências de um rio com história”.

Também está para breve a assinatura com mais duas coletividades do concelho de Viseu - a Associação Mochos no Telhado e a TREVO – Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social, que também farão uso do espaço.