Geral

23 de 03 de 2021, 12:06

Cultura

Biblioteca de Penalva do Castelo quer fazer companhia aos mais idosos

Iniciativa "Uma Voz Amiga" é gratuita para quem quiser ouvir ou contar uma história

telefone

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo criou um serviço de apoio às pessoas que estão em isolamento no concelho.

O projeto “Biblioteca Municipal, uma Voz Amiga” foi criado em conjunto com a Rede Social de Penalva do Castelo. É livre e gratuito para quem quiser ouvir ou contar uma história, a pensar sobretudo nos mais velhos.

O bibliotecário Manuel Luís Ferreira explica que esta ação “surgiu durante este segundo confinamento” decretado por causa da Covid-19 e fala de uma “iniciativa de combate ao isolamento social que aumentou nestes tempos de pandemia”.

Acrescenta que este projeto “direciona-se à comunidade em geral e sobretudo à comunidade sénior, que se encontra numa situação de maior fragilidade e isolamento físico e social”.

“Estamos numa fase incipiente, a divulgar a iniciativa, e contamos muito em breve começar a dinamizar”, afirma Manuel Luís Ferreira, explicando que este novo serviço irá funcionar através sobretudo do telefone (965 064 126).

“Esta iniciativa funcionará através de um contacto telefónico que será estabelecido entre as pessoas que pretendem aceder a este serviço e um dos técnicos da Biblioteca. Procuramos partilhar a leitura de um conto, de um poema, de uma notícia de jornal e de inúmeras narrativas possíveis, mas também estamos disponíveis para ouvir o que os nossos interlocutores tiverem para contar e dizer com as suas histórias e memórias”, afirma.

O serviço vai estar disponível de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h00.