Geral

12 de 10 de 2021, 11:08

Cultura

Cinema: festival Vistacurta regressa esta terça-feira a Viseu

Evento decorrerá até sábado com mais de uma dezena de curtas-metragens a concurso. Na agenda, o destaque vai para o cinema galego e o concerto de Rui Reininho

vistacurta cinema viseu 22

Começa esta terça-feira (12 de outubro) mais uma edição do Vistacurta. O festival de cinema decorrerá em Viseu até sábado (dia 16), tendo como palco principal o auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude com uma passagem pelo Teatro Viriato.

Um dos destaques passa por um ciclo de filmes rodados na região da Galiza, em Espanha, sendo exibidos três películas.

Margarida Assis, da organização do Vistacurta, refere ao Jornal do Centro que, para este ciclo, “convidámos o Ramiro Ledo, um programador e distribuidor que tem ‘os dedos em vários bolos’ do cinema na Galiza, para escolher os filmes para projetarmos”.

Assim, vão ser exibidos os filmes “Costa da Morte” de Lois Patiño às 17h30 de quinta-feira (dia 14), “Longa Noite” de Eloy Enciso às 21h30 de sexta-feira (dia 15) e “Trinta Lumes” de Diana Toucedo às 21h30 de sábado.

Também em exibição vai estar “Nación” de Margarita Ledo, que vai ser exibido na programação regular do Cineclube a partir das 21h00 de 21 de outubro.

Além disso, Margarida Assis também destaca os cine-concertos “que costumam ser uma parte importante do Vistacurta”.

Entre estas atuações, Margarida Assis realça o concerto de Ricardo Martins e Quim Albergaria, “com as suas baterias a musicarem filmes mudos” num concerto mais destinado às famílias sábado às 16h00 no Teatro Viriato, e ainda o espetáculo que vai juntar Rui Reininho, vocalista dos GNR, e o cineasta Edgar Pêra, intitulado de “Filmitis vs. Reinitis”.

“Será um espetáculo muito especial que marca o reencontro de Rui Reininho com Edgar Pêra, que são amigos de longa data e já trabalharam juntos algumas vezes”, acrescenta a organizadora sobre o espetáculo marcado para sexta-feira às 19h30 no Teatro Viriato.

Além da agenda, o Vistacurta também vai voltar a apresentar filmes a concurso. Segundo Margarida Assis, são 16 os filmes que estão na competição nacional ligada à temática da interioridade e três as produções locais.

“Os filmes em comparação quase dobraram na competição nacional. A competição local continua com uma expressão que consideramos ainda um pouco tímida. Tivemos apenas três filmes no ano passado e esse número mantém-se este ano. Na competição nacional, o programa já é diferente, já que selecionámos 16 filmes, o dobro dos filmes que selecionámos no ano passado, mostrando uma grande diversidade”, explica.

A organizadora acrescenta que o Cineclube tentou “que a seleção fosse diversa e rica e trouxesse o panorama da produção nacional atual porque são filmes de 2020 e 2021 e é um programa bastante sólido daquilo do que se tem feito nas curtas-metragens em Portugal”.

As curtas de produção local em competição são “Alpha” de Tiago Santos, “Capítulo Um: A Chegada” de Sara Carneiro e “Amélia” de Inês Costa.

Na categoria de produção nacional, vão ser exibidos “Barbas de Baleia” de Mariana Bártolo, “There’s a Woman” de Gustavo Silva, “Salto” de Nuno Baltazar, “O Nosso Reino” de Luís Costa, “Ursula” de Eduardo Brito, “O que se não Se Vê” de Paulo Abreu, “Terceiro Turno” de Mário Macedo e “Cristina” de Olívia Guerra.

Também vão ser apresentados “A Rainha” de Lúcia Pires, “Depth Wish” de Margarida Albino, “O Ofício da Ilusão” de Cláudia Varejão, “Madrugada” de Leonor Noivo, “Moço” de Bernardo Lopes, “No Fim do Mundo” de Abraham Escobedo Salas, “Nha Mila” de Denise Fernandes e “Dimension N: Amigos para Sempre” de Petri Salo.

A sessão de abertura será preenchida com o filme “Arte M’Bale” de António Ribeiro de Carvalho, seguido de “O Movimento das Coisas” de Manuela Serra, a partir das 21h30 desta terça-feira.

O último dia do Vistacurta será também marcado pela apresentação do filme “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos às 17h00 no auditório do IPDJ.