Geral

14 de 09 de 2021, 15:40

Cultura

Desenhos de José Paiva regressam à ACERT

Mostra “Instrumentos de Lentidão” vai estar patente a partir deste sábado em Tondela

desenho josé paiva

Fotógrafo: D.R./José Paiva

A ACERT, em Tondela, recebe este fim de semana a exposição de desenho “Instrumentos de Lentidão” de José Paiva.

A mostra vai estar patente entre este sábado (18 de setembro), com a inauguração marcada para as 21h00, e 20 de outubro.

A exposição vai mostrar desenhos de árvores feitos por José Paiva, que diz que ganhou “o vício de ir desenhando, amiúde sem pensar o que desenhava, por dotar toda a atenção à escuta e à interlocução”.

“Esse não pensamento fazia acontecer formas de árvore, entrelaçados de riscos inúteis que no papel configuravam imagens marcadas pela dedicada atenção contemplativa ao modo com uma árvore é sempre, em si, um bom desenho, e merece nosso respeito e atenção. Forjei com as árvores uma espécie de amizade silenciosa, sabendo-as essenciais, e imunes ao desgaste do tempo que a vida esquizofrénica em que vivemos anula”, explica o desenhista.

“Esta amizade secreta com as árvores contribui para a procura da lentidão, como modo de resistência ao desgaste do tempo, que nos força a evitar a escuta e pela pressa nos embriaga a vida”, acrescenta.

José Paiva refere que esta exposição é uma forma de poder dar “abraços camaradas e lentos”, manifestando a vontade de voltar à ACERT.

Nascido no Porto em 1950, José Paiva é professor Emérito da Universidade do Porto e professor Jubilado da sua Faculdade de Belas Artes. É co-coordenador do movimento intercultural Identidades, onde estimula o envolvimento em ações interculturais de índole artístico e cultural com comunidades em Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal, entre outras funções. Apresenta exposições individuais desde 1983.