Geral

18 de 04 de 2021, 13:51

Cultura

Espaços culturais desconfinam com arte no palco e público na plateia

Teatro Viriato e ACERT desvendam o que a retoma vai levar às salas de espetáculo

cortina teatro cultura genérico palco

Teatro Viriato arranca terceira fase de desconfinamento com o Festival da Primavera e a ACERT abre com as comemorações do 25 de abril e a Exposição de Fotografia chamada “Diário de uma Pandemia” com fotógrafos, fotojornalistas e videógrafos

Desconfinar com o Festival da Primavera, é um aprazível “mix” aromático, floral de perfumadas sensações coloridas que conduzem na direção de um bom prenúncio de vida.
Patrícia Portela, diretora do Teatro Viriato, em Viseu sabe que regressar à realidade positiva da vida, combina e desconfina com o Festival da Primavera que “continua já na próxima semana, a partir de segunda-feira, 19 de abril, para fechar o seu ciclo a 24 de abril”.

De resto, a partir de 1 de maio, continua a diretora, “já teremos um “workshop” - uma oficina -, sobre futuros imaginados, de teatro e dança para os mais jovens, e vamos ter logo a seguir B Fachada, no dia 8 de maio, sendo que ao mesmo tempo, durante todo o mês de maio, de 1 a 15, vamos ter uma parceria com o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI)”.

Ao longo dos próximos meses, Patrícia Portela lembra que a programação do Teatro Viriato percorre “todas a gerações, todas as geografias e todos os estilos de teatro e dança possíveis, para tirar a barriga de misérias”. “É muita coisa ao vivo, todas as semanas. Vai correr bem, acho eu”, acredita.
com muita confiança e entusiasmo, Patrícia Portela, diretora do Teatro Viriato, em Viseu.


Também as atividades culturais, artísticas e recreativas da Associaçao Cutural e Recreativa de Tondela (ACERT) estão de volta com público na plateia. “É este o tão ansiado momento de regressar aos espectáculos ao vivo e com a presença do seu público, também ansioso por vivenciar a arte apreciada com o encanto presencial e olhos nos olhos com a vontade apaixonada de se entrelaçarem de forma cúmplice e intimista”. É assim que diz Ilda Teixeira, coordenadora da programação Cultural da ACERT que afiança que todos estão “empolgados” com o regresso.
Depois desta longa espera, a ACERT destaca que o reencontro com o público acontece já no próximo fim-de-semana, a partir de sexta-feira, com uma programação comemorativa do 25 de abril. No dia 23 abre a exposição fotográfica e multimédia “O Diário de uma Pandemia” que é organizada em conjunto com a Associação Cultural “CC ONZE”.

A exposição também tem a parceria da Câmara Municipal de Tondela e vai estar patente ao público em três locais: na Galeria ACERT, na Biblioteca Municipal e no Museu “Terras de Besteiros”.

A ACERT vai ainda realizar um “grande concerto” para celebrar o 25 de abril com Daniel Pereira acompanhado por uma “big band” constituída por sete músicos e que, para além do seu repertório, “vai nos trazer um leque de músicas de vários canta-autores portugueses que todos nós reconhecemos como as músicas de abril”, conta Ilda Teixeira.