Geral

28 de 11 de 2022, 16:30

Cultura

Historiador de Mangualde recordado em exposição de tributo

Mostra sobre Alexandre Alves está patente na Biblioteca Municipal até fevereiro do próximo ano e depois vai percorrer a região de Viseu Dão Lafões

exposição alexandre alves mangualde

Fotógrafo: D.R.

O historiador e investigador Alexandre Alves foi homenageado numa iniciativa que decorreu no último fim de semana em Mangualde. A Biblioteca Municipal inaugurou no passado sábado (dia 26) uma exposição de tributo ao ex-diretor da revista Beira Alta.

A mostra "Traços de uma vida a investigar e a divulgar" foi inaugurada no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Alexandre Alves, dos 80 anos da Beira Alta e dos 25 anos da Biblioteca Municipal de Mangualde. A exposição ficará patente no espaço até ao final de fevereiro do próximo ano e irá depois passar pelos restantes concelhos da região Viseu Dão Lafões.

A exposição mostra objetos e documentos que integravam o espólio do historiador e que, como sublinha o município de Mangualde, são “representativos do seu percurso biográfico e das dinâmicas do seu ofício como investigador”.

Esses objetos incluem sebentas de registo, cartas trocadas com investigadores nacionais e internacionais, verbetes, agendas pessoais, manuscritos de livros, fotografias, condecorações e artigos pessoais.

A mostra inclui também 14 painéis com publicações ou estudos realizados por Alexandre Alves referentes a cada um dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A inauguração da exposição foi seguida de uma tertúlia de homenagem a Alexandre Alves, que teve lugar no auditório da Biblioteca de Mangualde. Nascido a 8 de dezembro de 1921, Alexandre Alves, natural do concelho, morreu a 26 de dezembro de 2008, aos 87 anos.