Geral

22 de 01 de 2022, 09:00

Cultura

Jazz volta com quatro atuações até março em Viseu

O ciclo de residências artísticas e concertos com a chancela do festival “Que Jazz É Este?”, organizado pela Gira Sol Azul, volta a 27 de janeiro com a atuação de Cíntia no Carmo’81

elisa rodrigues cantora

Fotógrafo: D.R.

Ainda não é desta que o jazz desaparece da cultura de Viseu. O ciclo de residências artísticas e concertos com a chancela do festival “Que Jazz É Este?”, organizado pela Gira Sol Azul, volta a 27 de janeiro com a atuação de Cíntia no Carmo’81.

Esta formação conta com jovens músicos da cena jazzística lisboeta num coletivo onde as fronteiras entre géneros se diluem e o jazz partilha espaço com o hip-hop, música eletrónica e post-rock.

E, no Teatro Viriato, decorre a 5 de fevereiro o concerto inicialmente agendado para dezembro do ano passado com a participação da cantora Elisa Rodrigues e do coletivo Gira Big Band, composto por jovens músicos oriundos de bandas filarmónicas da região de Viseu, formados durante o Festival de Jazz. A banda será acompanhada pelo Coletivo Gira Sol Azul.

Na discografia de Elisa Rodrigues, estão também os álbuns “Heart Mouth Dialogues” e “As Blue As Red”, produzido por Luísa Sobral. A cantora colaborou também com o grupo These New Puritans no álbum e digressão “Field Of Reeds”, que a levou a pisar alguns dos maiores palcos mundiais como o Barbican Centre e o Hollywood Bowl.

Elisa Rodrigues propõe uma linguagem musical personalizada que traduzia o gosto de múltiplas referências e uma aprendizagem com influências distintas, em especial do jazz.

Já para assinalar o Carnaval, a 25 e 27 de fevereiro, o grupo Chinfrim vai apresentar-se pelas escolas e ruas de Viseu juntando jovens músicos e músicos da região sob a direção de Joaquim Rodrigues com um repertório arranjado por João Martins e figurinos de Patrícia Costa.

Já a 30 de março, Marcos Cavaleiro apresenta também no Carmo’81 o disco “Sete”, lançado em 2020. O músico é membro da Orquestra Jazz de Matosinhos e colabora ainda com outros músicos e grupos como André Fernandes BOX, Demian Cabaud Quarteto, Mário Santos Bloco A4, Susana Santos Silva Quinteto e Jeff Davis.

O acesso a estes concertos passa pela reserva de lugar no site www.quejazzeeste.com. A organização sugere ainda o contributo de donativos de três euros para “contribuir para a sustentabilidade e continuidade da iniciativa”.

O ciclo, que termina em maio, também integra residências artísticas e concertos que apoiam jovens músicos e editoras discográficas que apoiam a edição independente na área do jazz.