Geral

30 de 12 de 2021, 10:22

Cultura

Luís Rêpas vence Prémio A. de Almeida Fernandes, organizado pela Câmara de Viseu

Investigador recebeu a distinção pelo trabalho “Esposas de Cristo - as Comunidades cistercienses femininas na Idade Média”

Luís-Rêpas_web

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Viseu atribuiu o Prémio A. de Almeida Fernandes 2021 a Luís Miguel Malva de Jesus Rêpas.

O anúncio foi feito pela autarquia, que organizou a iniciativa este ano no âmbito de um protocolo com o município de Ponte de Lima.

Luís Rêpas recebeu a distinção pelo trabalho “Esposas de Cristo - as Comunidades cistercienses femininas na Idade Média”, tendo recebido 2.500 euros.

Segundo o júri do prémio, a obra do vencedor representa um “trabalho profundo, extenso e detalhado que contém um enorme conjunto de informações sobre a composição, organização e funcionamento das comunidades femininas cistercienses em Portugal durante a Idade Média”.

O mesmo júri sustentou que o trabalho permite “compreender melhor o papel e a evolução de cada uma das comunidades analisadas no contexto dos séculos medievais”, colmatando “uma lacuna ao nível do conhecimento sobra a importância da ordem de Cister em Portugal”.

O Prémio A. de Almeida Fernandes resulta de um protocolo celebrado entre as autarquias de Viseu e Ponte de Lima, sendo organizado, anual e rotativamente, por cada um dos municípios.

O galardão visa reconhecer e incentivar estudos de investigação na área da História Medieval Portuguesa em jeito de homenagem ao investigador e autor Armando de Almeida Fernandes.

O júri desta edição foi composto por Maria Teresa Veloso, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, por Maria Hermínia Vasconcelos Vilar, da Universidade de Évora, e por José Augusto Sottomayor Pizarro, da Universidade do Porto.