Geral

13 de 09 de 2021, 11:56

Cultura

Vida do guardador da Mata do Fontelo em vídeo-performance este fim de semana

Peça “Estas terras estão tão cheias de coisas” foi inspirada na vida do senhor Domingos. Sessões diárias no sábado e no domingo às 21h00 e 21h40

video performance fontelo

Fotógrafo: D.R.

Os atores Emanuel Santoz e Roberto Terra e o cineasta Tiago Resende vão apresentar a vídeo-performance “Estas terras estão tão cheias de coisas” na Mata do Fontelo, em Viseu, no próximo fim de semana (18 e 19 de setembro).

O espetáculo pretende revelar “um Fontelo que é muitas vezes invisível”, revelam os três criadores em comunicado. A peça foi inspirada na vida do guardador e inquilino da Mata, o senhor Domingos.

“Tive a sorte de, há um ano, conhecer o Sr. Domingos. Percebi que era o principal cuidador da Mata do Fontelo e que talvez nem toda a gente que passa por cá saiba disso”, disse Emanuel Santoz. O espetáculo visa ser no fundo “uma homenagem” e também “o reconhecimento de uma figura incógnita, guardiã de uma profissão muitas vezes esquecida”.

Ao longo de três meses, os três artistas participantes visitaram com regularidade o pulmão da cidade de Viseu e desafiaram-se a responder a esta pergunta. Roberto Terra refere que o processo criativo foi deixado “em aberto para podermos descobrir mais coisas pelo caminho”.

O realizador Tiago Resende disse que os preparativos foram feitos durante “três meses de descobertas, de um Fontelo, por vezes, invisível”. “Estas terras estão tão cheias de coisas que nem sempre valorizamos. Este trabalho permitiu-me assim ver o Fontelo como nunca antes o tinha visto”, acrescentou.

A vídeo-performance irá estar em cena em duas sessões diárias no sábado e no domingo às 21h00 e 21h40. O projeto conta com o apoio à produção da Criss Cross e é financiado pelo programa Viseu Cultura+. A reserva de lugares é obrigatória.