Geral

16 de 05 de 2022, 15:21

Cultura

Museu do Vinho de São João da Pesqueira troca ideias com outros museus

“O Poder dos Museus do Vinho” é o mote para um encontro que irá decorrer esta quarta-feira, Dia Internacional dos Museus, juntando espaços museológicos de regiões vitivinícolas do país

museu do vinho pesqueira

“O Poder dos Museus do Vinho” é o mote para um encontro no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, que acolhe responsáveis de museus de outras regiões vitivinícolas do país, anunciou a organização.

“O Conselho Internacional de Museus lança sempre um tema anual para a efeméride e este ano o tema é o poder dos museus e, sendo o nosso um museu de vinho, optámos por ser o ‘Poder dos Museus do Vinho’”, explicou a responsável pelo encontro.

Bárbara Matias disse à agência Lusa que, no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, integrado na Região Demarcada do Douro, vai ser o anfitrião de outras regiões vitivinícolas do país.

“Somos museus um bocadinho diferentes, tendo em conta o tema. Por exemplo, é difícil trabalhar com crianças, temos de nos adaptar na forma como explicamos às crianças o mundo do vinho e queremos muito perceber o que fazem os outros museus”, assumiu.

Isto, porque, continuou, “muitas bem sabem o que é o vinho, mas sendo São João da Pesqueira o maior concelho produtor de Vinho do Porto, é importante que essa informação chegue às escolas, mas também é importante perceber como é que os outros o fazem”.

Neste sentido, esta responsável disse que, na tarde desta quarta-feira, marcam presença responsáveis do Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas, de Loures, do Museu do Vinho de Alcobaça, do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, de Ponte de Lima, e da Casa-Museu Interativa de Borba.

“São museus com graus de maturidade diferentes, são de regiões diferentes e todos têm histórias um bocadinho diferentes para contar e também era esse o nosso interesse, ou seja, a nossa realidade é muito diferente e a ideia também era essa para partilharmos experiências”, sublinhou.

A responsável adiantou ainda que São João da Pesqueira quer “saber como é que os outros museus do vinho estão a fazer para envolver as comunidades” no geral, tendo até em conta que “há alguns, por exemplo, que até o espaço alugam para vários eventos, como até casamentos”.

“Ou seja, não podemos olhar só a parte museológica, mas também a abertura à comunidade e à forma como se integram e interagem na comunidade” em que “o museu está inserido”, acrescentou.

Esta “é a primeira vez” que o Museu do Vinho de São João da Pesqueira acolhe estes congéneres, adiantou Bárbara Matias, que considerou a “diversidade das regiões representadas como uma mais-valia para o debate” sobre a temática.

O programa conta também com a presença do presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, com o diretor dos serviços técnicos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Bento Amaral, e com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.