Geral

15 de 10 de 2021, 18:59

Cultura

Residência artística em Vouzela junta grupos do noroeste da Península Ibérica

Residência "Esquina Noroeste" vai decorrer em novembro, juntando a Binaural Nodar e três projetos de Espanha

somopeces galiza

A associação Binaural Nodar, de Vouzela, vai associar-se a três projetos artísticos de Espanha para a realização da residência artística “Esquina Noroeste” entre 1 e 10 de novembro.

A residência irá decorrer no espaço Lafões.Cult.Lab, juntando a Binaural Nodar e os projetos espanhóis Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento (Galiza), La Xata La Rifa (Astúrias) e Somospeces (León), que “trilham um caminho comum, nalguns casos com quinze anos de cumplicidade”, refere em comunicado a associação cultural de Vouzela.

Os grupos – ligados à zona do noroeste da Península Ibérica – vão partilhar entre si aspetos culturais ligados às respetivas regiões e o trabalho artístico desenvolvido em áreas como poesia, dança, música, performance, arte sonora e vídeo.

O objetivo da residência é “criar alguns resultados que possam representar uma certa ideia de ser-em-comum” e provavelmente também um novo manifesto “em defesa da cultura contemporânea em contexto rural que resiste na equina noroeste de uma península tão extensa quanto diversa”.

O La Xata La Rifa é um laboratório cénico oriundo das Astúrias que é coordenado pela coreógrafa Mónica Cofiño e que “investiga outras formas de apresentação, apela a novos circuitos e tempos artísticos, questiona o olhar do espetador e responde a outros mecanismos de financiamento”, tendo levado os seus espetáculos a países como Estados Unidos, Cuba, Costa Rica, França e Espanha.

A Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento é um coletivo do nordeste da Galiza dirigido pela poetisa, performer e produtora cultural Marina Oural e pela psicóloga, cantora, escritora e compositora Ugia Pedreira, juntando conceitos de arte e saúde em contexto rural tais como o desenvolvimento de novas criações artísticas com temáticas simultaneamente locais e contemporâneas.

Já o somospeces é um coletivo da província de León fundado por Alfredo Escapa e Marta Alaiz e que atua na área das artes performativas colocando em articulação atores, performers, pedagogos, pensadores e criadores.