Geral

23 de 09 de 2022, 18:28

Cultura

São Pedro do Sul: Música erudita vai fazer-se ouvir em festival inédito

Música de câmara chega no próximo mês ao concelho, que recebe a primeira edição do festival Allegro. Concertos vão decorrer em três locais diferentes

música clássica erudita viola genérico

A música erudita chega no próximo mês a São Pedro do Sul, que recebe a primeira edição do Festival de Música de Câmara “Allegro”.

O evento decorrerá entre os dias 7 e 9 de outubro em três palcos diferentes, todos locais históricos do concelho. O primeiro dia vai ter lugar a partir das 21h30 no Auditório do Balneário Rainha D. Amélia, o segundo à mesma hora no Condado de Beirós e o último dia às 17h00 na Quinta da Comenda.

Sob a direção artística dos músicos internacionais Daniel Schvetz e Katerina Kabakli, a programação apresenta “uma clara aposta na qualidade, com uma seleção de músicos ímpares e um programa diversificado”.

“Os concertos são o mote para trazer públicos não habituais a locais de elevado interesse cultural, histórico e arquitetónico, não acessíveis ao público, onde a música clássica terá como cenário espaços seculares de incrível beleza arquitetónica e natural”, revela a organização.

No dia 7 de outubro, uma sexta-feira, o Auditório do Balneário Rainha D. Amélia recebe o Quarteto de Guitarras de Viseu composto por André Cardoso, António Coelho, Marco Pereira e Paula Sobral.

No dia 8, sábado, no Condado de Beirós vai-se ouvir um quarteto com piano Rosalía que junta três membros da orquestra Real Filharmonia de Galicia e a pianista Katerina Kabakli.

E a 9 de outubro, domingo, a Quinta da Comenda acolhe um trio piano-cravo-violoncelo num concerto em torno de Astor Piazzola, o compositor argentino que levou o tango do porto de Buenos Aires para as maiores salas de concertos do mundo. Daniel Bruno Schvetz, Jeremy Lake e Katerina Kabakli interpretarão os temas.

A música de câmara carateriza-se por ser música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes "que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio", frisam os promotores. Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de músicos.

Todas as atuações terão entrada gratuita.