Geral

08 de 06 de 2022, 17:07

Cultura

Tom de Festa está de volta com quatro palcos e quatro fins de semana

Dino D’Santiago, Valete, Fanfarra Káustica ou Bruno Pernadas integram a programação. Festival acontece em julho em Mosteiro de Fráguas, Sangemil, Tondela e Ferreirós do Dão

30° TOM DE FESTA 2022 TONDELA 2

Fotógrafo: Jornal do Centro

O Tom de Festa comemora 30 anos com uma edição inédita já que vai acontecer em quatro freguesias do concelho, durante quatro fins de semana. De 1 a 2 de julho o festival acontece em Mosteiro de Fráguas, dias 8 e 9 em Sangemil (Lajeosa do Dão), 15 e 16 em Tondela, nas instalações da ACERT e nos dias 22 e 23 de julho a festa faz-se em Ferreirós do Dão.

Esta edição nómada era para se ter realizado em 2020 o que acabou por não acontecer devido à pandemia, regressa agora com sonoridades vindas de várias partes do mundo, como Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Espanha Colômbia e Haiti. A ideia de levar o festival para fora de portas tem como objetivo ir ao encontro das pessoas, destacou José Rui, diretor artístico.

“O sair fora de portas é, no fundo, levar o Tom de Festa para os sítios onde ele naturalmente já vivia, porque as pessoas deslocavam-se para a ACERT e neste caso é o acontecimento a deslocar-se às pessoas. Por outro lado, sempre tentámos que o Tom de Festa, quando era feito apenas no Novo Ciclo, tentasse refletir a vida e as potencialidades das freguesias. Portanto, estamos muito felizes”, destacou.

O responsável explicou ainda que há uma particularidade nos locais escolhidos, à exceção da área urbana, já que todos têm uma zona ribeirinha e são “tesouros de bem-estar”. José Rui disse ainda que nesta edição há um trabalho conjunto entre a ACERT e várias associações, nas diferentes freguesias.

Espetáculo junta mais de 50 intérpretes da região Centro
O festival vai ainda contar com uma estreia, no dia 22 de julho em Ferreirós do Dão, o espetáculo “Opera com Todos” que junta cerca de 50 participantes e que junta um conjunto de intérpretes da região Centro.

“Trata-se de uma coprodução, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros de Portugal, que a ACERT está a fazer com a Casa da Cultura de Seia, Cineteatro de Estarreja e Oficina Municipal de Cultura/Teatrão de Coimbra. Um espetáculo que vai decorrer explorando as características paisagísticas do rio de Ferreirós, vai decorrer em todo o espaço envolvente, nas margens, na ponte e é composto por 50 intérpretes entre orquestra, cantores e atores”, explicou José Rui.

Autarquia destaca importância do evento no concelho
Na apresentação do festival marcou presença a presidente da Câmara de Tondela que destacou a importância do evento para o concelho.

“Quando nos colocaram esta nova dinâmica de fazer o Tom de Festa fora de portas, não podemos deixar de aplaudir e aceitar. É também importante valorizarmos a cultura e a industria cultural por aquilo que trás de dinamização económica às nossas comunidades. A ACERT tem também essa importância para nós, de dinamização do tecido económico do nosso município e, acima de tudo, é a dinamização do tecido económico para fora de portas. A ACERT é, foi e será um dos nossos principais embaixadores daquilo que é o nome de Tondela para fora, a nossa marca como Tondela e a nossa marca cultural única”, sustentou.

Também os presidentes de algumas freguesias marcaram presença. Aos jornalistas, o autarca de Ferreirós, Gilberto Oliveira destacou a importância que descentralizar o evento tem para as freguesias. “É muito importante porque somos uma freguesia pequena e esta iniciativa faz com que quem vier fique a conhecer o que de bom temos. Estou contente e com alguma expectativa para que possamos estar todos no festival”, disse.

Tom de Festa tem música e muito mais...
Ao longo dos quatro fins de semana de realização do Tom de Festa, além dos concertos, os participantes vão poder fazer visitas culturais e até a outros espaços como é o caso de uma queijaria. O proprietário, Vicente Alves, aplaudiu a ideia da organização em juntar cultura com práticas tão tradicionais como a agricultura e a produção de queijo.

“Aproveito para dar os parabéns pelo sentido que tiveram em harmonizar a cultura que nós conhecemos com a cultura que é a nossa, a agricultura. Queria agradecer esta sintonia que se faz com as diferentes formas de cultura e penso que estamos no caminho certo”, finalizou.

30° TOM DE FESTA 2022 TONDELA 3

Fotógrafo: Jornal do Centro