Geral

15 de 10 de 2021, 09:42

Cultura

Tunas em festival este sábado no Politécnico

Trata-se da 13.ª edição de um dos eventos académicos mais participados de Viseu. O evento organizado pela Estudantina Universitária terá ainda uma vertente solidária

tosta mista 2

É já este sábado (16 de outubro) à noite que a aula magna do Instituto Politécnico de Viseu recebe o festival de tunas.

Trata-se da 13.ª edição daquele que é considerado um dos eventos académicos mais participados da cidade de Viseu. O evento é organizado pela Estudantina Universitária.

Tiago Pestana, da organização do Tosta Mista, revela que são quatro as tunas que vão entrar em concurso nesta edição: Viriatuna (Escola Superior da Saúde de Viseu), Phartuna (Tuna de Farmácia de Coimbra), TAUTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Tu Na D’Estes (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra).

Segundo o organizador, este ano as receitas conseguidas com o festival vão reverter a favor da associação Resgate Animal de Viseu.

“Nós, por norma, costumamos sempre associar uma causa solidária e escolhemos este ano apoiar a RAV porque achamos que é uma associação que o merece e que apoia uma causa muito nobre com a qual todos nos identificamos porque todos sabemos da importância que os animais têm para os humanos, que é cada vez ainda maior”, acrescenta.

A última edição do Tosta Mista aconteceu em 2019. Tiago Pestana fala de um “retorno ao ambiente festivo”.

“É claro que é uma normalidade que não é como antigamente porque, no mundo das tunas, vivíamos muito do contacto físico, é muita emoção e a música traz muita felicidade. Vai ser diferente, mas o espírito académico vai sempre sobressair e vai ser uma festa na mesma”, acrescenta.

O evento começa às 21h00. A entrada é gratuita, mas quem assistir pode doar dinheiro que será oferecido ao Resgate Animal de Viseu.