Geral

16 de 10 de 2023, 12:25

Cultura

Viseu: Gaya de Medeiros participa em conversa com a comunidade sobre “estruturas de relacionamento queer”

Evento vai decorrer no Carmo’81, e conta com a moderação de Henrique Amoedo. Artista brasileira encontra-se em residência artística no Teatro Viriato

Fotógrafo: Facebook// Gaya de Medeiros

Na quarta-feira (18 de outubro), a bailarina e diretora Gaya de Medeiros irá participar numa conversa com a comunidade intitulada “Cafezinho”. A iniciativa, com início às 21h00, decorre de uma parceria entre o Teatro Viriato, a Dançando com a Diferença e a Plataforma Já Marchavas.

A bailarina, diretora e produtora brasileira de 31 anos encontra-se numa residência artística no Teatro Viriato, ao abrigo do programa “Mi Casa Tu Casa”. A conversa com a comunidade irá decorrer no Carmo’81, com moderação de Henrique Amoedo, e tem como tema o debate sobre “outras possibilidades de masculinidade e de estruturas de relacionamento queer”, afirma o Teatro Viriato.

Gaya de Medeiros é conhecida pelo seu trabalho na pesquisa dos cruzamentos entre a palavra e o corpo, o privado e o público, o íntimo e o social, assim como qual o lugar do drama na contemporaneidade. Fundou a BRABA.plataforma a fim de viabilizar ações criativas direcionadas e protagonizadas por pessoas trans/ não binárias.

Até ao dia 20 de outubro, a sala de ensaios será a casa para o desenvolvimento do novo trabalho de Gaya de Medeiros com a Dançando com a Diferença. O trabalho é desenvolvido com base no universo de “Café Muller”, de Pina Bausch, e das personagens que apresentam uma relação muito frágil com a vida.