Geral

23 de 09 de 2022, 11:20

Desporto

Andebol/Académico. Percurso na 1ª Divisão começa este sábado

Equipa treinada por Rafael Ribeiro estreia-se nesta edição da Primeira Divisão com um jogo na Póvoa de Varzim. Equipa poveira ganhou a primeira jornada, que o Académico jogará mais tarde

Equipa de Andebol do Academico de Viseu sobe a primeira divisão

Fotógrafo: Igor Ferreira

É este sábado que a equipa de andebol do Académico de Viseu começa a jogar a Primeira Divisão. No calendário, os academistas até começavam a caminhada a jogar em casa, mas foram forçados a adiar o jogo contra o Santo Tirso por não estar, à data, definido em que pavilhão o clube faria os jogos na condição de visitado. A estreia é, portanto, na Póvoa de Varzim, contra o Póvoa Andebol Clube.

O adversário deste sábado já tem uma vitória no bolso. O triunfo dos poveiros foi alcançado diante do Artística de Avanca (23-27). Uma estreia positiva que o Académico quererá imitar, pontuando fora de casa.

Nesta edição do campeonato de Andebol 1, entre os 14 clubes participantes, dois descem automaticamente e dois terão de jogar uma liguilha onde vão lutar pela permanência. Da 2ª Divisão, além do Académico, seguiu também o Santo Tirso.

Quanto ao clube viseense, o plantel sofreu várias alterações. Do plantel que alcançou a subida ao escalão maior do andebol português saíram vários nomes, como Leonardo Carneiro, George Sawyer, José Mendes, Reginaldo Modenes, Vasco Marques e Carlos Ribeiro.

Em sentido contrário, a Viseu chegaram nomes como Diogo Liberato, Benjamim João, Duarte Seixas, Diogo Quintas e Miguel Vieira. Os atletas mais recentes a integrar o plantel academista são Matheus Victor e Aldrin Andrade.

O Académico renovou também contrato com vários atletas. Os últimos a verem confirmada a permanência foram Jefferson Bastos, Tiago Heber e Eduardo Martins.

Depois de jogar na Póvoa de Varzim, o Académico de Viseu jogará no próximo dia 1 de outubro, no Pavilhão Cidade de Viseu, diante de um histórico da modalidade: o ABC.