Ana Fernandes

19 de 04 de 2021, 12:20

Desporto

Associação de Futebol de Viseu recebe apoio da Federação Portuguesa de Futebol

Clubes têm de manifestar até hoje (19 abril) se querem receber essa ajuda

AFV

A Federação Portuguesa de Futebol apresentou um fundo de apoio à Associação de Futebol de Viseu (FPF), no valor de 90 mil euros. Os clubes têm de manifestar até hoje (19 abril) se querem receber essa ajuda.

Ao Jornal do Centro, o presidente da associação, José Carlos Lopes, explica em que moldes vão receber o valor por parte da Federação.

"Foi enviada uma circular aos clubes, para manifestarem o interesse, se querem ou não receber este apoio, que engloba um terço a fundo perdido e dois terços num empréstimo até ao ano de 2025, a pagar faseadamente. Em 2021 não pagam nada, nos anos seguinte, 10%, 20%, 30%, 40%, até 2025.
Continuamos à espera do apoio do Governo, que está prometido. Ainda não há diretrizes sobre isso. Falta estabelecerem os critérios e estamos à espera", conta.

De 68 clubes inscritos na Associação de Futebol de Viseu, apenas sete decidiram não terminar esta época desportiva. O presidente José Carlos Lopes acredita que se este apoio da FPF tivesse chegado mais cedo não teriam desistido.

"Cada clube é gerido pela sua direção, cada um é que sabe as suas contas, como se costuma dizer, e têm que zelar pelo interesse da sua instituição. Claro que eu compreendo que se houver mais ajudas, a tendência de participarem seria mais forte. Nós temos aqui associações vizinhas como Aveiro e Porto, que têm modelos facultativos e a taxa de não inscrição é bastante superior à de Viseu. Para mim, claro que o ideal seria o 100% de inscrição, mas respeito a não inscrição e os motivos apresentados como sendo esses de necessitarem de um maior apoio, mas cada um gera a sua casa e temos que respeitar isso. Esperemos que ao não participarem agora, que este período de ausência os possa levar a prepararem-se melhor para entrarem mais fortes na próxima época, é o que eu desejo", conclui.

Os clubes têm até hoje para manifestar o interesse no apoio cedido pela Federação Portuguesa de Futebol.