Geral

25 de 01 de 2023, 09:30

Desporto

Castro Daire com nove provas de corrida de montanha no calendário

Concelho volta a receber este ano as principais provas nacionais e internacionais da modalidade

corrida montanha castro daire

Fotógrafo: Per_correr Castro Daire

O município de Castro Daire anunciou as datas das provas que integram o Circuito Municipal de Corrida Pedestre em Contexto de Natureza. O concelho, que tem apostado na promoção do território através do desporto de natureza, volta a receber as principais provas nacionais e internacionais de corrida de montanha.

A edição deste ano do (Per)correr Castro Daire será composta por nove provas distribuídas por vários percursos espalhados pelo concelho. Segundo a Câmara, os principais objetivos são a promoção do desporto e da atividade física “como estímulo na criação de hábitos saudáveis de vida” e a valorização dos recursos naturais e patrimoniais de Castro Daire.

“O acréscimo de qualidade competitiva que a edição deste ano oferece, continua a ser complementado com provas para todos, independentemente do género e da idade, incluindo também a vertente de caminhada”, reforça a Câmara.

“O (Per)correr Castro Daire é já uma referência nacional da modalidade, onde o turismo desportivo se assume cada vez mais como uma das principais alavancas de valorização, divulgação e promoção do nosso território”, acrescenta.

O calendário começa a 11 de fevereiro com o Corta Mato do Montemuro, a decorrer na aldeia da Senhora da Ouvida. No dia 18 de março decorre o Trilho da Pombeira, em Lamelas.

A 30 de abril, Granja recebe a Corrida de São Brás. No mesmo dia, a localidade também vai acolher o Campeonato Nacional de Corrida de Montanha, a competição de maior relevo da corrida de montanha em Portugal. No dia 21 de maio é a vez do Trilho da Burra em Vila Boa.

A 2 de julho regressa o Montemuro Vertical Run, em Parada de Ester. A prova integra o circuito mundial de corrida da montanha e liga o Rio Paiva, na localidade de Parada de Ester, ao topo da Serra de Montemuro. É a terceira das 17 etapas previstas da Taça do Mundo de montanha.

O (Per)correr Castro Daire volta a 10 de setembro com a Rota das Capelas, em Cujó. Seguem-se o Trail Caminho de Santiago em Aguadelte a 14 de outubro, o Trilho do Varoso em Almofala a 11 de novembro e o Trail Urbano de Castro Daire no dia 1 de dezembro.